Ultima atualização em 7 de Janeiro de 2021 às 11:16

14/08/2013- DIÁRIO DO TAPAJÓS - Ufopa citada

8 de Junho de 2020 às 14:09

Agricultores do Arapiuns têm dificuldade para escoar produção
A luta dos trabalhadores rurais por melhores condições lio escoamento de seus produtos continua, em áreas distantes da zona urbana de Santarém, enquanto os governos não atenderem as reivindicações. Agricultores da comunidade de Nova Vista, rio Arapiuns, localizado na área da Resex Tapajós-Arapiuns, estão experimentando a produção da pimenta do reino de boa qualidade.
Mesmo com a farta produção de pimenta do reino, os moradores da Resex reclamam da precariedade de escoamento do produto. A boa qualidade da pimenta do reino foi comprovada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR) e vários profissionais ligados à agricultura que já estiveram no local.
As lideranças comunitárias afirmam que os produtores estão enfrentando dificuldades quanto ao escoamento, devido a distância da área de plantio, que fica a cerca de 13 quilômetros da margem do rio Arapiuns. Para se chegar ao local do plantio, segundo líderes comunitários, os agricultores carregam água para molhar a plantação em bicicletas e baldes.
"Imagine a dificuldade no verão. Pois lá não existem igarapés, mas estamos buscando parceria de apoio para alavancarmos a produção", garante um produtor.
AÇÃO DE MASSA
Em junho deste ano, iniciou em Santarém o Io Movimento pela Agilidade das Ações de Governo no Oeste do Pará. O movimento começou na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém, localizado na Avenida Cuiabá, próximo à Moaçara. As principais reivindicações do Movimento são as políticas públicas para o desenvolvimento da região Oeste do Pará.
Em Santarém, participam as seguintes entidades: Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (Santarém, Belterra, Óbidos, Alenquer e Mojuí dos Campos); Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri - Estadual e Regional); Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Federação das Associações de Moradores de Santarém (Fameos), União dos Estudantes Universitários (Ues), Associação dos Produtores Rurais de Santarém (Aprusan); Federação da Flona-Tapajós; Cooperativa da FLONA; Federação dos Agroextra ti vistas do PAE Lago Grande (Feagle); Federação dos Moradores e Comunitários do Assentamento Agro-extrativista do Eixo Forte (Famceef); Colônia de Pescadores (Z20); Conselho Nacional das Populações Tradicionais (CNS-Regional); FASE - Amazônia; Grupo de Defesa da Amazônia e Igreja Católica.