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Ultima atualização em 7 de Janeiro de 2021 às 11:20

"BR-63 Sustentável" tem avaliação positiva de instituições executoras

30/07/2013- O ESTADO DO TAPAJÓS - Ufopa citada

8 de Junho de 2020 às 14:12


"BR-63 Sustentável" tem avaliação positiva de instituições executoras


Para as instituições que participaram da execução do projeto "BR-163 Sustentável" na área de influência da rodovia, a avaliação dos trabalhos que resultaram de uma cooperação técnica entre Brasil e União Européia, foi muito positiva. Os resultados do projeto foram apresentados aos representantes da União Européia, autoridades locais e convidados na manhã de ontem, 29, em seminário realizado no auditório do campus Tapajós da UFOPA.
"O projeto foi muito bem aceito pela região. As instituições que atuaram, desempenharam seu papel de acordo com tudo que estava previsto em todos os contratos e todos os termos de referência. Foi um projeto que foi muito bem executado dentro do período previsto e executou quase 100% do seu orçamento", avalia Pedro Bruzzi, da Secretaria de Extrativismo, do Ministério do Meio Ambiente.
Segundo Bruzzi, o resultado prático do projeto foi o fortalecimento das instituições vinculadas do Ministério do Meio Ambiente na região: Serviço Florestal Brasileiro e ICMBio. "Além do fortalecimento das instituições, criamos condições para as concessões florestais. A sociedade civil da região foi fortalecida, teve condições de realizar seu controle social das políticas públicas e avaliar políticas públicas em curso na região. Envolvemos aí outras instituições da sociedade civil na implementação do componente dois que também proporcionou benefícios às comunidades e às próprias instituições que executaram o componente", destacou.
Com relação ao desmatamento na região, Bruzzi admite que o projeto não resolveu o problema, mas garante que criou condições que facilitem as soluções que sociedade e governo precisam encontrar no caminho do desenvolvimento sustentável. "Por exemplo, as concessões florestais são alternativas muito claras e objetivas de produção de recursos naturais através de técnicas e tecnologias que respeitam a sustentabilidade. O uso sustentável dos recursos naturais através do manejo florestal pode trazer esse contingente que ainda utiliza os recursos naturais de forma predatória para um modelo que não seja predatório. Isso não serve só para o manejo florestal. Isso serve para a agricultura, pecuária, mineração e todos os setores da indústria e da produção. Fica sempre um tabu de que isso é muito caro e na verdade não é. Caro é perpetuar a produção de maneira predatória. Essas técnicas e tecnologias podem ser usadas para frear o desmatamento na região", argumenta.
Presente no evento, o prefeito Alexandre Von disse que os resultados do projeto devem ser de fato implementados para assegurar que a pavimentação da BR-163 em direção ao porto de Santarém não se transforme apenas em problemas, mas que traga possibilidades gerais de crescimento e desenvolvimento sustentável para Santarém e para a região. "Que seja um investimento includente e não excludente em relação aos interesses da coletividade santarena", frisou.
Alexandre Von lembrou que no início de julho foi realizado em Santarém o seminário do corredor BR-163, com representantes dos poderes públicos e da sociedade civil do Pará e Mato Grosso. Na oportunidade, em conversa com o diretor-geral do DNIT, o prefeito expôs sua preocupação com os impactos que a conclusão da BR-163 acarretará ao município e com a falta de sinalização por parte do governo federal, no sentido de mitigar esses impactos.
"Necessariamente nós precisamos fazer adequações na BR, no seu trecho urbano. O DNIT está estudando um projeto visando essa adequação e considerando 20km de rodovia alargada ou com investimentos adicionais no perímetro urbano. Defendemos que esse trecho a ser adequado
seja de 37km, do porto até o trevo de Belterra, para garantir que sejam beneficiados dois municípios além de Santarém: Mojuí dos Campos e Belterra. Nós nos preocupamos muito com a questão da mobilidade urbana e para isso o DNIT precisa considerar a possibilidade de transposição da rodovia, já que centenas de carretas irão trafegar pela BR, interferindo no tráfego urbano. Já identificamos pontos que nós consideramos cruciais para a transposição. E se não for feito nada para resolver a questão, não conseguimos nem dimensionar nesse momento o tamanho do caos urbano em Santarém", enfatizou o prefeito Alexandre Von.
Do seminário de apresentação dos resultados do projeto BR-163, também participaram: Ana Paula Zacarias, embaixadora da delegação da União Européia no Brasil; Paulo Guilherme Cabral - secretário de Extrativos do Ministério do Meio Ambiente; Gustavo Shianka - representante da FAO; e Professor Aldo Gomes Queiroz - Pró-reitor da UFOPA.

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