Ultima atualização em 7 de Janeiro de 2021 às 12:09

8 de Junho de 2020 às 16:50

Eleição do novo reitor da Ufopa será dia 5 de novembro

Silvia Vieira

Até o próximo dia 5 de setembro, a Comissão Especial criada para consultar a comunidade e propor normas para o processo de eleição do reitor e do vice-reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) deve encaminhar minuta para avaliação Conselho Universitário(Consu). A eleição do novo reitor e vice-reitor da instituição será realizada dia 5 de novembro. Desse modo, a Comissão Especial está adequando as diferentes etapas do processo eleitoral para essa data.
A partir desta quarta-feira(28), a Comissão Especial começará a ouvir as sugestões dos representantes da comunidade acadêmica. As reuniões acontecem no prédio da Pro-Reitoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica, no campus Tapajós, no bairro do Salé. Serão recebidos separadamente os representantes dos servidores, estudantes e professores da UFOPA.
Segundo informações do professor Marcos Ximenes Ponte, presidente da Comissão Especial, na tarde da última segunda-feira (26), os cinco membros estiveram reunidos para definir regras e discutir com as categorias da universidade como caminhar para um processo que contemple as aspirações da comunidade. "O importante é que se encaminhe um processo que gere estabilidade na instituição, que haja participação plena e que a comunidade possa se manifestar sobre a escolha do novo reitor. Também é importante que se definam regras bem claras e substanciais para se garantir a lisura e a factibilidade dos processos, para que os prazos sejam razoáveis e os processos adequados. Estamos avançando bem. Já existe um desenho desse processo, o que nos anima bastante", contou.
"Já fizemos uma análise e chegamos à conclusão de que nesse tempo dá para desenvolver bem o processo. Temos que entregar nosso trabalho dia 05 de setembro, o Conselho poderia se pronunciar dia 6 sobre essa minuta e o calendário se segue com prazo para inscrições das candidaturas, eleição, prazo de apuração, prazo de recurso, até a reunião do Conselho para se pronunciar sobre a lista", informou Marcos Ximenes.
O reitor Pro Tempore José Seixas Lourenço declarou em recente entrevista à reportagem de O Estado do Tapajós, que não será candidato às eleições diretas da UFOPA.

Veja a matéria no site de origem