Ultima atualização em 7 de Janeiro de 2021 às 12:15
28/08/2013-DIÁRIO DO TAPAJÓS - Positiva
8 de Junho de 2020 às 16:52
Jornalismo científico ganha espaço no Oeste
Mais de 80% dos TCCs do Curso de Jornalismo Científico da UFOPA já foram apresentados, abordando temas de grande importância para a região
De um total de 16 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) produzidos por vinte e quatro acadêmicos do Curso de Pós-Graduação "lato sensu" (Especialização), em Jornalismo Científico. da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), vinte e um foram apresentádos até o último sábado (24/08) sempre com temas voltados à pesquisa científica que é realizada em Santarém Os dois últimos TCCs (dos jornalistas Jeso Carneiro, Lenne Santos e Malu Moraes, estas últimas em dupla) devem ser apresentados entre outubro e novembro, segundo o coordenador do curso, professor-doutor Manuel Dutra.
Todos os TCCs já apresentados foram aprovados, sendo que o índice de aproveitamento foi de alto nível: dos 14 trabalhos (alguns realizados em dupla) dez alcançaram a nota máxima (Excelente), três receberam o conceito Muito Bom e um recebeu o conceito Bom, numa escala que inclui ainda as notas Re-
gular e Insuficiente (esta última de reprovação).
Este é o primeiro curso de Especialização em Jornalismo Científico realizado na região Norte. Desde julho de 2011, sete professores-doutores de diversas instituições revezaram-se na aplicação das disciplinas previstas para o curso, em caráter intervalar (durante as férias das demais instituições).
Foram aprovados para o curso (inicialmente) 25 acadêmicos, mas uma acadêmica desistiu no meio do curso por problemas de saúde. Entre os 24 que terminaram a pós--graduação, 17 têm graduação em Comunicação Social (Jornalismo), 04 em Pedagogia e 03 cm Letras. (Com informações de Jota Ninos)