Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 7 de Janeiro de 2021 às 11:46

Prefeitura e Ufopa divergem sobre desobstrução de ruas no bairro Salé

16/08/2013-DIÁRIO DO TAPAJÓS - Neutra

8 de Junho de 2020 às 16:31


Prefeitura e Ufopa divergem sobre desobstrução de ruas no bairro Salé


A desobstrução de duas ruas no bairro do Salé, na semana passada, que haviam sido interditadas pela Universidade Federal do Oeste do Pará UFOPA) há cerca de dois meses, virou motivo de polêmica entre a Prefeitura de Santarém e a reitoria da instituição de ensino superior. Nas últimas semanas, diversas denúncias de moradores do Salé em relação à colocação de cercas de madeira nas duas ruas foram publicadas em vários jornais de Santarém e protocoladas na Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores. Os pedidos levaram um grupos de vereadores a visitarem o local.
Na última quinta-feira, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA) realizou a ação para retirada dos tapumes e cercas no entorno do Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará. De acordo com o secretário Edilson Pimentel a desobstrução da via foi feita dentro dos princípios de mobilidade, responsabilidade, e diálogo com as partes interessadas, garantido o direito de ire vir.
Depois da retirada dos obstáculos, a Seminfra realizou serviço de melhorias nas ruas desobstruídas. A Avenida Vera Paz e a Travessa 28 de Julho, haviam sido interditadas pela UFOPA, no final do mês de junho. A ação gerou protesto da direção da universidade que havia feito a interdição com base em licenças dadas pela prefeitura, durante o governo anterior.
A reitoria da UFOPA esclareceu que a respeito da remoção de tapumes que protegiam patrimônio público em área de sítio arqueológico tombado pelo Instituto de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural (IPHAN), nos limites do Câmpus Tapajós, o isolamento de aproximadamente 125 metros de dois traçados de vias que dividem áreas da União, sob o domínio da Universidade, para obras de infraestrutura e vigilância, foi autorizado pela Prefeitura Municipal de Santarém no dia 19 de dezembro de 2011, através de oficio assinado pelo senhor Raimundo Inácio Campos Corrêa, então secretário municipal de Infraestrutura de Santarém.
Segundo a reitoria da Ufo-pa, a definição de que o traçado de trechos das ruas Vera Paz e 25 de Julho se encontra dentro dos domínios da UFOPA foi confirmada em 9 de novembro de 2010 pela Divisão de Terra da Secretaria Municipal de Habitação de Santarém. A UFOPA informou, ainda, que as obras em execução naquele local estão inscritas em seu Plano Diretor, aprovado em 2010.
Por fim, a UFOPA reiterou sua condição de instituição pública federal, portanto, constitui patrimônio da sociedade e sempre esteve disposta a colaborar com outras esferas de governo, com base na produção e socialização do conhecimento, contribuindo para a cidadania, inovação e desenvolvimento da Amazônia.


(Com informações da UFOPA e da PMS)
MANOEL CARDOSO