Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 7 de Janeiro de 2021 às 11:52

Semma finaliza plano para cooperação sobre mudanças climáticas

08/08/2013-O ESTADO DO TAPAJÓS - Ufopa citada

8 de Junho de 2020 às 16:37


Semma finaliza plano para cooperação sobre mudanças climáticas


O secretário municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto, e a chefe de Planejamento Ambiental da SEMMA, Tânia Amazonas, reuniram-se ontem, 07, com o coordenador do Projeto Iara, Wofgang Meier, o coordenador da ONG Saúde & Alegria, Caetano Scannavino, e o coordenador de inclusão digital, Paulo Lima para finalizar o relatório do Programa "50 Parcerias Municipais para o Clima" - Programa financiado pelo Ministério da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento do governo alemão, permitindo que 50 municípios alemães firmem cooperações com municípios de países em desenvolvimento nos próximos dois anos.
O relatório será apresentado à comitiva do distrito de Reno-Sieg, que participará do Seminário Brasil-Alemanha, no mês de outubro, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A parceria é fruto de uma agenda positiva formatada entre a Prefeitura de Santarém e o distrito alemão, no mês de julho.
A proposta central é construir um Programa de Ação, a partir de temas voltados à mobilidade urbana, educação, tecnologia, ao uso de energia limpa e água potável nas comunidades ribeirinhas, apoio a implantação da Política Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e implementação do Plano Municipal para Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas.
De acordo com Podalyro Neto, Santarém será a primeira cidade da Amazônia a elaborar seu processo de adaptação e mitigação local às mudanças climáticas. Foi apresentada, também, proposta para apoiar a implantação de Telecentros em comunidades localizadas em unidades de conservação.
"Foi apresentado a proposta para o Ministério do Meio Ambiente e Ministério das Comunicações e existe um interesse de que o município participe desse trabalho. Vamos encaminhar o projeto para análise jurídica e a ideia é avançar nessa parceria, pois entendemos que é importante para a educação e formação do cidadão. Esse projeto tornará as comunidades mais próximas da área urbana, uma vez que a comunicação é um instrumento fantástico de difusão de informação e tecnologia", avalia o titular da SEMMA. (CCOM/STM)