Ultima atualização em 7 de Janeiro de 2021 às 12:07

06/08/2013-O IMPACTO - Neutra

8 de Junho de 2020 às 16:47

Vereadores visitam ruas do bairro do Salé interditas pela Ufopa

Visita teve como objetivo acompanhar a expansão da área da UFOPA e os impactos causados aos moradores
Depois dos moradores denunciarem a interdição de uma via que, segundo eles, é pública o presidente da 5ª Comissão da Câmara (Agricultura, Pecuária, Obras Públicas e Patrimônio), vereador Júnior Tapajós e demais pares realizaram no início desta semana uma visita ao bairro Salé, às proximidades da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
A visita teve como objetivo acompanhar a expansão da área da UFOPA e os impactos que estão sendo observados nas ruas e residências do bairro Salé.
Além das ruas que ficam próximas ao Campus da Universidade, em dezembro de 2011, a Procuradoria Federal junto à UFOPA conseguiu, na Justiça, liminar que determinou a imediata imissão na posse sobre o terreno contínuo ao Campus Tapajós, onde ainda existem instalações e máquinas de uma antiga indústria de beneficiamento de grãos. O local era usado como moradia irregularmente por um homem. O terreno fica na Rua Raimundo Fona, casa 12-A, Bairro da Liberdade.
No local, a UFOPA iniciou a construção de instalações físicas, previstas no projeto de implantação e de expansão da Universidade, onde está sendo erguido o parque tecnológico da instituição, em parceria com órgãos federais e estaduais.
INTERDIÇÃO - Em julho último, um grupo de moradores do bairro do Salé denunciou o fechamento de uma rua, localizada próximo a UFOPA. No local, um enorme portão de madeira foi colocado no início da rua, onde auto-escolas de Santarém faziam exames diariamente para alunos, principalmente em microônibus.
No site oficial da UFOPA, a Superintendência de Infraestrutura divulgou que as obras licitadas no ano 2012 já foram iniciadas, entre elas, a concorrência Nº 01/2012 - Bloco Modular Tapajós; Concorrência Nº 03/2012 - Infraestrutura do Campus Tapajós; Concorrência Nº 04/2012 - Núcleo Tecnológico de Bioativos; Concorrência Nº 05/2012 - Bloco Modular Juruti.
Por conta das novas instalações, uma grande área do bairro Salé, pertencente à UFOPA deve ser usada durante os serviços e a ampliação da infraestrutura.
AMPLIAÇÃO - Desde que começou a ser implantada em Santarém, a UFOPA efetuou a interdição de uma grande área para pesquisas e a ampliação do Campus. Em agosto de 2011, moradores dos bairros Mapiri, Caranazal, Laguinho, Salé e Liberdade reivindicaram a utilização do campo de futebol da Vera Paz. De acordo com denúncia encaminhada para a Câmara, os três campos próximos a área da Companhia Docas do Pará (CDP), da Vera Paz e no entorno da BR-163, foram interditados para a prática do futebol e atividades de lazer.
A denúncia citou que a data limite para que os moradores deixassem de usar as instalações seria em setembro daquele ano. Após muitas discussões entre e reitoria da UFOPA e as associações de bairros adjacentes, o campo da Vera Paz foi interditado.
Fonte: RG 15/O Impacto

Veja a matéria no site de origem