Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2021 às 14:41

04/07/2013 - O ESTADO DO TAPAJÓS - Ufopa citada

8 de Junho de 2020 às 13:10

A força do peixe de Alenquer
Com 2.500 pescadores, a Z-28 de Alenquer é a Colônia de Pescadores com maior área geográfica. Do total de associados, 54% ganham menos de um salário mínimo; 44% ganham um salário mínimo e 2% ganham dois salários mínimos. O maior problema do pescador de Alenquer é o armazenamento do pescado. Por isso, eles caem nas mãos dos atravessadores. As informações são de uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Bioinformação e Apoio a Decisão em Pesca, Aquicultura e Recursos Aquáticos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). As regiões com maior abundância em peixe do município sofrem com a pesca predatória. Comunidades de várzea que vivem da pesca são as mais prejudicadas.
Expressas - Na região de Santarém, que é composta por 28 municípios do estado do Pará, 2.899 contribuintes vão receber o imposto de volta. São valores em sua maioria relativos ao primeiro lote da declaração de imposto de renda pessoa física 2013 (DIRPF 2013), mas haverá valores também referentes aos anos de 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012, embora em menor número. *** Ao todo, a Delegacia da Receita Federal (DRF) em Santarém vai pagar a quantia de R$ 3.809.433,16. Isto representa uma restituição média de restituição R$ 1.314,05 por pessoa. O dinheiro foi creditado ontem na conta bancária, já corrigido pela taxa Selic. *** Em comemoração aos 352 anos da cidade, a Prefeitura de Santarém, por através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), fará a inauguração nesta terça-feira, 18/06, das escolas quilombolas São Sebastião, na comunidade de Murumurutuba, e São João, na comunidade de Tiningu. *** A cerimônia de inauguração da escola São Sebastião será às 8h. O educandário conta com quatro salas de aula, biblioteca, secretaria, diretoria, laboratório de informática, cozinha, banheiros masculino e feminino. Atenderá 96 alunos, do 1º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). *** A segunda escola que será a de São João, no Tiningu, às 10h. Serão atendidos 96 alunos do 1º ao 9º ano. O prédio possui quatro salas, laboratório de informática, sala de leitura, diretoria, secretaria, salas dos professores, refeitório, depósito, banheiros masculino e feminino. *** Nos dias 19 e 20 de junho de 2013 será realizado um curso de capacitação em alimentos pela Cooperativa da Agricultura Familiar de Boa Esperança (COOPBOA) na comunidade de Boa Esperança em parceria com a EMATER,SEMSA e SEMAP/CPROF. *** Será lançado nesta terça-feira, 18, no SESC, o livro "Maromba", primeira obra de Emir Bemerguy editada após a morte do escritor. A programação faz parte das comemorações do aniversário de Santarém. *** A edição do livro tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e integra o projeto Sesc Multiartes, que visa valorizar a cultura do povo local. Será lançado também nesta terça-feira, no mesmo local, o livro "Pescador de Almas e de Tucunarés", pelo Instituto Boanerges Sena. *** O livro traz uma entrevista feita por Cristovam Sena, na qual Emir narra fatos de sua vida e da cidade de Santarém. *** As programações culturais de aniversário de Santarém continuam nesta terça-feira, 18, na Praça do Mirante, a partir das 20h, com a Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca, com a Roda de Curimbó, apresentação regional Garanchoso e Vozes Caboclas. *** Em relação ao movimento grevista conduzido pelos Sindicatos dos Urbanitários e dos Engenheiros, a Celpa entende que se trata de uma paralisação imotivada, já que a empresa não está fazendo nenhuma demissão coletiva. *** Até amanhã!

Veja a matéria no site de origem