Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2021 às 14:52

04/07/2013O ESTADO DO TAPAJÓS - Positiva

8 de Junho de 2020 às 13:14

Acadêmicos aderem ao reaproveitamento de materiais
Os acadêmicos trocaram muitos livros, CDs e DVDs.

Foi bastante movimenta a Feira do Despego, realizada na manhã desta quarta-feira, 5, como parte da programação da Semana de Meio Ambiente,a da UFOPA (Universidade Federal do Pará), que teve como finalidade incentivar o reuso, o reaproveitamento de materiais com base no consumo solidário, dentro do conceito da sustentabilidade.
De 10h30 até às 13h, acadêmicos, servidores e comunidade em geral puderam fazer trocar de objetos, compra e venda ,além de doações. Os acadêmicos trocaram muitos livros, CDs e DVDs. Também houve venda de algumas peças de roupas em bom estado de conservação.
De acordo com Daianne Cardoso, acadêmica e diretora executiva do Enactus/UFOPA, a participação da comunidade acadêmica superou as expectativas da organização da feira. "Desde cedo, quando nós ainda estávamos montando as mesas para exposição dos produtos, já havia muita gente à espera para fazer trocas, compras e doações. Como nós temos um trabalho junto aos catadores de lixo do Perema, tudo o que for arrecadado nessa feira em termos de dinheiro e produtos será destinado ao nosso projeto intitulado Regar Amazônia que consiste na reutilização de garrafas pet para fabricação de sacolas ecológicas", contou.
Para os alunos, a Feira do Desapego foi uma oportunidade de contribuir com a questão da sustentabilidade no ambiente acadêmico. "Como é uma proposta da Semana do Meio Ambiente e nós estamos num ambiente acadêmico também, essa conscientização por parte dos acadêmicos e da comunidade em geral é muito legal. A gente tem a possibilidade de trocar coisas que não nos interessavam mais por outras que não tínhamos, em vez de simplesmente descartar esses produtos no meio ambiente. Foi uma sacada muito interessada essa da reutilização. Tem também a questão da doação para as pessoas que trabalham no lixão do Perema, que é até uma questão de humanidade. Eu gostei muito de participar dessa feira", relatou Héfrem Cristiano, acadêmico da UFOPA.

Veja a matéria no site de origem