Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2021 às 14:53

04/07/2013 - O ESTADO DO TAPAJÓS - Positiva

8 de Junho de 2020 às 13:16

Base da UFOPA vai fomentar pesquisa de ponta na região
Seixas Lourenço descerra a placa de inauguração da base.
A nova base científica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) vai estimular a pesquisa de ponta e desenvolver o conhecimento de jovens de nossa região. A afirmação é do reitor da universidade Seixas Lourenço. A base foi entregue à UFOPA nesta última sexta-feira, 7, pelo presidente da Eletronorte Josias de Araújo.
"A Base vai alimentar pesquisa, ciência e tecnologia. Também vai alimentar o conhecimento de nossos jovens. Elas nasce graças ao Josias, presidente da Eletronorte, que teve espírito acadêmico, começou a tornar possível a base científica. Ficará aberta a todas as instituições parceiras", disse Seixas Lourenço.
Também durante a entrega da base, foi feito o lacre da cápsula do tempo que vai guardar, por cem anos, fotos e documentos sobre a instalação da base científica e registro sobre a Eletronorte e a UFOPA, para que as futuras gerações possam resgatar informações referentes à implantação da base científica. "É algo para o futuro, para as próximas gerações, pois a cápsula do tempo será aberta daqui a 100 anos", afirmou o diretor-presidente da Eletronorte.
"Essa é uma data que vai entrar para a história e temos muito orgulho do que estamos fazendo hoje aqui, transformando essa área em um local voltado para a pesquisa e para a formação dos nossos jovens", afirmou o reitor da UFOPA, durante a solenidade. "Foi o espírito acadêmico e científico que nos permitiu sonhar com a construção desta base científica".
Sonho - Durante sua apresentação, o pró-reitor Marcos Ximenes também destacou a implantação do Laboratório de Turbomáquinas, que possibilitará o desenvolvimento de técnicas e ensaios voltados para a reutilização de turbinas hidráulicas. "Temos a oportunidade de realizar este sonho: a montagem de um grande laboratório de turbomáquinas na Amazônia, que será referência para a capacitação e treinamento de pessoal especializado", afirmou.
De acordo com o pró-reitor, a primeira etapa da implantação da base científica consiste na reforma e adequação de instalações físicas, que serão equipadas, para a realização de pesquisas sobre temas como aquicultura, ciências florestais, fauna silvestre, entre outras. "A Eletronorte está cedendo alguns prédios para nós, que serão reformados e adequados". A proposta prevê a implantação de laboratórios interdisciplinares, central de processamento e análise de dados, alojamento para professores, salas de estudos e de reunião.
O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) terá um laboratório próprio voltado para o monitoramento ictiológico, limnológico e da qualidade da água do reservatório hidroelétrico de Curuá-Una. O laboratório contará com uma base flutuante, voltada para estudos sobre reprodução e criação de peixes ornamentais e de engorda.
Outra novidade será o centro de pesquisa em agroecologia, composto de laboratórios de produção vegetal, fitossanidade, biotecnologia, microbiologia, entre outros. O centro será coordenado pelo Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), que promoverá estudos voltados para sistemas agroflorestais e para o salvamento e observação sistemática de animais silvestres.

Veja a matéria no site de origem