Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2021 às 15:03

8 de Junho de 2020 às 13:17

Campus da ufopa é interditado pelo corpo de bombeiros
Por: Manoel Cardoso
Uma semana depois de um grupo de alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) sair correndo de dentro do prédio do Hotel Amazônia Boulevard, onde funciona um campus da instituição de ensino superior, o local continua interditado pelo 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM).
Após o incidente, as aulas foram suspensas após a dilatação térmica que ocorreu na última sexta-feira, 12, no terceiro andar prédio.
O engenheiro civil do hotel, Artur Muniz, informou que o laudo técnico será entregue ao 4º Grupamento de Bombeiros Militares ainda no fim desta semana. O piso do terceiro andar foi reformado e outras medidas paliativas foram tomadas.
Na sexta-feira, o Corpo de Bombeiros realizou vistoria, exigiu um laudo técnico c pediu a solução para as pendências de segurança até esta terça-feira. A representante do Conselho Superior dos Docentes, professora Raimunda Monteiro, declarou que o funcionamento da universidade no hotel já havia sido questionado, porém, não foi atendido pela direção e que os problemas são freqüentes.
"Eu propus que o uso desses espaços fossem discutidos de uma forma conjunta pelo conselho superior da universidade para que todos pudessem opinar e até se posicionar publicamente em situações como essa. Infelizmente, a direção superior não acatou a proposta, prosseguiu com as mudanças", disse a professora Raimunda, acrescentando que a reitoria da Universidade já está funcionando no Boulevard.
"E esses episódios de estourar lajotas e rachaduras são freqüentes", denuncia.
O prédio deverá passar por uma nova vistoria do Corpo de Bombeiros para ser liberado para o uso da universidade.
SUSTO ANUNCIADO: No dia 19 de junho último, estudantes do Campus Amazônia, da UFOPA, localizada em Santarém, foram surpreendidos, quando viram pedaços de gesso espalhados pelo chão, no terceiro andar do prédio.
Imagens feitas por celular mostraram os fragmentos em uma parte do corredor do campus. Algumas pessoas desconfiaram que o material tivesse caído do teto e ficaram preocupadas.
No mês passado, a gerência do hotel onde funciona o campus da UFOPA informou que os pedaços de gesso ficaram no local depois que foi realizada uma manutenção no forro por dois funcionários.
De acordo com a administração do complexo, todos os cuidados para a retirada da placa de gesso foram tomados e ninguém se machucou.