Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2021 às 14:56

04/07/2013- O ESTADO DO TAPAJÓS - Positiva

8 de Junho de 2020 às 13:20

Controle sobre sangue doado

Na véspera do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado hoje (14), o Ministério da Saúde incorporou o teste ácido nucleico (Nat) na triagem sorológica do doador do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi publicada no Diário Oficial da União e passa valer em 180 dias. O teste detecta agentes químicos capazes de desenvolver doenças, sobretudo dos vírus HIV e da hepatite C, em períodos menores do que testes convencionais. O sangue recebido dos doadores passa por testes. São exames relacionados a doenças infecciosas possíveis de serem transmitidas via transfusão. Esta etapa tem o objetivo de garantir a segurança do paciente que vai receber o sangue. O objetivo do ministério é analisar até 3,5 milhões de bolsas de sangue anualmente, cobrindo integralmente a hemorrede pública brasileira.

Expressas - Estudantes do Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), participaram do trote solidário, em parceria com o Hemocentro Regional de Santarém, na manhã de ontem, 13. *** Eles foram recebidos por técnicos da captação de Doadores. De acordo com informações da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) da Fundação Hemopa, das coletas efetivadas no Estado, mais de 50% são do segmento jovem (18/28anos). *** Para a assistente social Lilian Bouth, os jovens estão bastante receptivos com as ações sociais.

Veja a matéria no site de origem