Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2021 às 15:05

04/07/2013-ESTADO DO TAPAJÓS - Positiva

8 de Junho de 2020 às 13:26

Eleição para reitoria da Ufopa só deve acontecer em 2014

Depois do estatuto, reitor da UFOPA pensa em eleição.

Com a aprovação do Estatuto da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), pelo Consun (Conselho Universitário) da instituição, o reitor José Seixas Lourenço encaminhará o documento para homologação do MEC. Estima-se que esse processo seja concluído em 60 dias, quando então, inicia o processo de construção do Regimento Geral da UFOPA, que entre outras coisas, vai dispor sobre as eleições para escolha dos novos dirigentes da universidade. Como o regimento só deve ficar pronto no final do ano, provavelmente, as eleições serão realizadas em 2014.
Em entrevista coletiva à imprensa santarena na manhã desta quarta-feira, 22, o reitor da UFOPA disse que não concorrerá à eleição da UFOPA. Disse que o seu ciclo na reitoria está se fechando e que ela fica feliz em ver os avanços conquistados pela UFOPA ao longo dos três últimos anos.
"É bom que se esclareça que eu não caí de paraquedas na UFOPA como muitos imaginam. Fui reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) na década de 80, fui um dos responsáveis pela interiorização da universidade quando tivemos que bater de frente com quem não acreditava que a implantação de campi no interior daria certo. Deu tão certo que hoje, a UFOPA é fruto dessa interiorização. Sou reitor da UFOPA por indicação do Ministério da Educação. Aceitei o convite como um desafio. Eu poderia muito bem estar cuidando dos meus netos, mas me dispus a trabalhar pela consolidação dessa universidade. E quando as eleições acontecem e forem escolhidos os novos dirigentes, vou sair de cabeça erguida, com a certeza de fiz o que melhor que pude à frente da reitoria", declarou Seixas Lourenço.
O reitor lembrou que em todas as universidades federais criadas recentemente, os reitores são pró-tempore, indicados pelo Ministério da Educação.
Quanto à pressão sofrida na universidade com protesto de alunos e parte do corpo docente, devido à demora na elaboração do Estatuto da universidade e da sua permanência como reitor pró-tempore, Seixas Lourenço disse que em momento algum pensou em desistir. "Cada vez que há esse tipo de dificuldade, me anima mais a continuar a luta. Já dirigi vários órgãos, o maior, a Universidade Federal do Pará num momento de transição de um regime autoritário. Fui um dos primeiros reitores eleitos com participação da comunidade juntamente com o Cristóvão Buarque, da UnB. Então eu sei o que é participar de uma eleição e dirigir a universidade em um período em transição. O presidente do sindicato dos técnicos administrativos era o João Batista, conhecido como Babá. O combativo companheiro, hoje combatente do PSOL e tivemos disputas grandes durante quatro anos. Também tivemos enfrentamentos com a Associação dos Docentes que era contra a interiorização da universidade. Ao final da minha administração fiz uma declaração dizendo que aquelas pessoas que em vez de irrigar procuram secar existem em todos os lugares, infelizmente. Agora, tenho plena convicção, que a gente tem que respeitar o desejo da universidade. Uma coisa é o sindicato com suas pautas e outra é a universidade. Então, nós, a minha equipe e o Conselho vestimos a camisa da universidade. Assim como a gente respeita as minorias, as minorias têm que respeitar o desejo da instituição", enfatiza.
De acordo com o reitor Seixas Lourenço, o que lhe entusiasma a trabalhar pela universidade, é ver os mais 7 mil estudantes, sendo mais de três mil em Santarém e mais de três mil professores leigos que estão tendo a oportunidade de concluir o ensino superior com docentes que são mestre e doutores. "Fico extremamente feliz em ver a vibração desses estudantes com a perspectiva de
concluir o nível superior".
O reitor afirma também que sempre esteve aberto ao diálogo e atendeu as reivindicações das
categorias, naquilo que era plausível.
Seixas Lourenço finalizou a entrevista lembrando que o Estatuto da UFOPA, aprovado por
unanimidade, preserva a estrutura acadêmica inovadora, que cria institutos temáticos e não
institutos disciplinares. E do ponto de vista estudantil, contempla a criação de uma pró-reitoria
específica de assistência estudantil