Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2021 às 14:59
04/07/2013- O ESTADO DO TAPAJÓS - Positiva
8 de Junho de 2020 às 13:36
Licença para construção de parque tecnológico da Ufopa será liberada hoje
Patrícia Chaves de Oliveira, diretora do PCT-Tapajós.
Por ocasião da assinatura de dois convênios com a prefeitura municipal de Santarém e o governo do estado do Pará, a secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) vai entregar oficialmente a licença prévio para construção do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós (PCT-Tapajós), da UFOPA.
Concluída essa primeira etapa, a UFOPA precisará ainda das licenças de Operação e Instalação, para finalmente tirar do papel o projeto do PCT-Tapajós.
Segundo Patrícia Chaves de Oliveira, diretora do PCT-Tapajós, dos convênios que serão assinados nesta sexta-feira, viabilizarão a construção de uma unidade de fitoterápicos a partir da biodiversidade tapajônica para subsidiar o SUS, e a infraestrutura de esgoto, sistema viário, tratamento de resíduos que antecedem as obras de construção do parque.
A assinatura dos convênios acontece em meio ao seminário que tem como tema: "O Papel Estratégico da Inovação para o Desenvolvimento da região do Tapajós". O evento que é promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com a UFOPA, iniciou nesta quinta-feira, 20, com a proposta de disseminar a cultura de inovação na região do Tapajós. "O seminário visa estimular as ações de empreendedorismo tecnológico na região, com o foco de melhorar e promover desenvolvimento sustentável", destacou Patrícia Chaves de Oliveira.
Na manhã desta quinta-feira, do professor doutor Gonzalo Enriques, diretor da Agência de Inovação da UFPA, proferiu palestra sobre o empreendedorismo e propriedade intelectual.
Enriques fez um relato sobre a implantação da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA que aconteceu em 2009, de onde surgiram empresas como "Chama da Amazônia" e "Chocolates da "Amazônia".
A UFOPA já conta com uma Agência de Inovação Tecnólica, que faz parte do PTC, chamada de Inovatec-Tapajós. A agência conta com pesquisadores de diversas áreas que geraram projetos a partir de suas pesquisas.
A Inovatec possui núcleo de Hortifruticultura tropical, núcleo tecnológico aquicultura, núcleo tecnológico de bioativos e núcleo tecnológico de energias renováveis.