Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2021 às 16:57

28/06/2013-O LIBERAL - PA | CIDADES - Ufopa citada

8 de Junho de 2020 às 13:37

Manifestantes ainda mantêm interditada a rodovia Santarém-Cuiabá
Integrantes do Fórum dos Movimentos Sociais da BR-163 mantém a rodovia Santarém Cuiabá interditada desde a madrugada de terça-feira, dia 25. A rodovia foi obstruída à altura da comunidade Caracol, a 130 quilômetros de Itaituba, no oeste do Pará. Aproximadamente 600 pessoas participam do manifesto. Entre as reivindicações do movimento estão a retomada das obras de asfaltamento da rodovia, a elaboração de um plano de segurança pública para a região, a construção Especial para O LIBERAL EVANDRO CORRÊA de escolas de ensino médio e profissionalizantes, a expansão das universidades do Oeste do Pará (UFOPA), Uepa, IFPA, além de investimentos para o avanço tecnológico na agricultura familiar, economia florestal, pesqueira, agropecuária. Ontem, o movimento ganhou apoio dos garimpeiros e madeireiros da região. A classe garimpeira, por sua vez, reivindica a legalização da atividade de garimpagem. Os madeireiros exigem o fim das operações do Ibama na região. A pauta de reivindicações será negociada com quatro secretários estaduais do governo do Pará e representantes do Ibama, Incra, DNIT e outros órgãos federais. A mesa de negociações deve se estender até sexta-feira. Na tarde de ontem, depois de uma reunião em Brasília, os manifestantes concordaram em liberar o tráfego na rodovia, o que não ocorreu até o início da noite de ontem. De acordo com um dos líderes do manifesto, autoridades de Brasília agendaram uma reunião que deverá ocorrer em Itaituba no próximo dia 7 de julho. "Se nossas reivindicações não forem atendidas nós voltaremos a interditar a rodovia", disse um dos manifestantes.

Veja a matéria no site de origem