Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2021 às 16:59

04/07/2013- O ESTADO DO TAPAJÓS - Ufopa citada

8 de Junho de 2020 às 13:40

Nim para combater insetos no Elcione Barbalho
Mudas de Nim foram distribuídas por alunos da UFOPA.
Moradores do bairro Elcione Barbalho atenderam o chamado dos alunos das turmas M3 e M4/2013 de Estudos Integrativos da Amazônia (EIA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), e participaram na manhã deste sábado (18), de uma ação de educação ambiental que contou com palestra sobre desmatamentos e queimadas, reflorestamento e cuidados com o meio ambiente, além de distribuição de mudas de Nim para combater insetos.
A iniciativa surgiu a partir de uma conversa entre a Profa. Dra. Iracenir dos Santos e uma moradora do bairro Elcione Barbalho. "Um dia, após uma palestra, uma moradora se aproximou de mim e perguntou se eu podia conseguiu para ela uma muda de Citronela ou Nim, porque o bairro estava muito quente e a presença de insetos era constante e não mais em determinadas épocas do ano. Aquele relato me chamou atenção. Dias depois fui até o bairro e percebi que havia no entorno três grandes empreendimentos imobiliários que promoveram bruscos desmatamentos", conta Iracenir.
Segundo a professora, os moradores relataram que o calor e a presença de insetos no bairro Elcione Barbalho ficaram mais intensos após o desmatamento da área do Minha Casa, Minha Vida, Shopping Rio Tapajós e Loteamento da Buriti.
"Moro no bairro há 13 anos. Eu nunca tinha visto tanto mosquito, tanto inseto e nem animal peçonhento como tenho visto do ano passado para cá, aqui no bairro. A gente sabe que a cidade precisa evoluir, mas nós estamos sofrendo as consequências desse desmatamento. Ano passado, eu e meu filho tivemos dengue. Esse ano, vários vizinhos nossos também tiveram a doença e tudo isso por causa do aumento dos mosquitos", conta o morador Joaquim de Souza, 65 anos.
Para o presidente da Associação de Moradores do bairro Elcione Barbalho, João Almeida, a ação de educação ambiental realizada pela UFOPA foi abraçada pela comunidade. "Todos gostaram dessa iniciativa e o mais bacana é que a universidade vai fazer o acompanhamento, para ver se as mudas se adaptaram ao nosso solo, se cresceram adequadamente e se os insetos se afastaram do bairro. Estamos muito confiantes que essa planta vai trazer melhorias na qualidade de vida dos moradores do Elcione Barbalho", declarou.
Segundo a professora Iracenir, as mudas de Nim foram adquiridas num viveiro de Santarém pelos alunos das turmas M3 e M4/2013 de Estudos Integrativos da Amazônia (EIA). O trabalho deles encerra com o plantio das mudas. Já o Programa de Educação Tutorial do Centro de Formação Interdisciplinar (PET/CFI) - cuja temática é "Conexões de saberes e estudos interdisciplinares das comunidades do campo", dará continuidade com o monitoramento das plantas a cada seis meses, não só para acompanhar o desenvolvimento, mas os efeitos na área que foi impactada pelo desmatamento provocado pelos três empreendimentos imobiliários.
O Nim, embora seja uma espécie de planta originária da Índia, foi escolhida pela disponibilidade de mudas no município e por sua fácil adaptação aos solos pobres em nutrientes. A planta também é utilizada como defensivo natura

Veja a matéria no site de origem