Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2021 às 15:00

04/07/2013- O ESTADO DO TAPAJÓS - Ufopa citada

8 de Junho de 2020 às 13:42

O Futuro da UFOPA (I)
Esta semana participei de um evento na Universidade de São Paulo - a maior instituição de ensino superior do Brasil. Criada na década de 1930, é considerada a primeira nos moldes jurídico administrativo do que se considera uma Universidade, tendo em vista a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, assim como a existência de cursos em pelo menos três grandes áreas do conhecimento.
Hoje a USP é reconhecida mundialmente e impressiona a qualquer um pela exuberância dos números em todos os aspectos.
Mas um dia já foi apenas sonho, apenas idéia, apenas projeto. Por outro lado, a evocação da memória nos leva a admitir que ela só chegou ao estágio que se encontra porque contou com a ação planejada e arrojada de pessoas que acreditaram que é possível construir o futuro. Mas, para isso, contam com apoio e também buscam apoio e parcerias.
A questão que me coloco é com relação a UFOPA. Como ela está sendo construída? Que futuro podemos almejar? Como estão sendo formalizada as parcerias? E as pessoas, como participam dessa construção? Estas e outras questões precisam ser feitas e respondidas se de fato quisermos que a UFOPA figure no rol das IFES que merecem credibilidade.
Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares. B

Veja a matéria no site de origem