Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2021 às 17:14

Revista Science publica artigo de equipe integrada por professor da Ufopa

04/07/2013- O ESTADO DO TAPAJÓS - Positiva

8 de Junho de 2020 às 17:11

Revista Science publica artigo de equipe integrada por professor da Ufopa

O Prof. Dr. Rodrigo Ferreira Fadini, docente do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da UFOPA, é um dos autores do artigo "Functional Extinction of Birds Drives Rapid Evolutionary Changes in Seed Size", publicado na edição de maio de 2013 da revista Science. Resultado de investigação realizada por pesquisadores brasileiros, mexicanos e espanhóis, sob a coordenação de Mauro Galetti, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o trabalho mostra relação entre o desaparecimento de espécies de aves de uma região e a evolução de espécies vegetais do mesmo local. Ao lado da Unesp, participaram cientistas da Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade de São Paulo (USP) na capital paulista e em Piracicaba, da Rede de Biologia Evolutiva do México, em Veracruz, e da Estação Biológica de Doñana, em Sevilha, na Espanha
Estudando diversas populações da palmeira conhecida como içara ou palmeira-juçara (Euterpe edulis), nativa da Mata Atlântica, a pesquisa verificou que, em locais onde desapareceram as aves grandes, como tucanos e jacutingas, a reprodução dessa palmeira tem ocorrido por meio de germinação das sementes menores, que podem ser facilmente engolidas e dispersadas por aves pequenas, como sabiás; estes, por terem boca pequena, preferem as sementes menores, deixando de lado as sementes grandes, que caem sem germinar. Já nas áreas de floresta onde ainda existem as aves maiores - que dispersam também as sementes grandes - persiste a reprodução da palmeira-juçara com frutos de tamanhos variados, com sementes grandes e pequenas.
A equipe usou dados estatísticos, genéticos e modelos evolucionários para chegar às conclusões. Segundo os cientistas, também foi considerada a influência de vários fatores ambientais, como clima, fertilidade do solo e cobertura florestal. Apesar disso, apenas a ausência das aves que comem frutos e espalham sementes já explicaria a diminuição do tamanho dos grãos das palmeiras.
De acordo com as análises genéticas, o encolhimento das sementes na região pode ter ocorrido dentro um século após algum tipo de perturbação local. Além desses fatores, longos períodos de seca e um clima cada vez mais quente na América do Sul podem ter prejudicado ainda mais essas populações de palmeiras, alertam os pesquisadores.

Veja a matéria no site de origem