Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2021 às 14:38

24/06/2013 - O IMPACTO - Positiva

8 de Junho de 2020 às 14:01

UFOPA e Governo do Estado firmam cooperação para implantação do PCT Tapajós

"Agora daremos início à construção do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós", disse Seixas Lourenço
O reitor da UFOPA, José Seixas Lourenço e o governador do Pará, Simão Jatene, assinaram, na sexta-feira, dia 21, no Barrudada Tropical Hotel, acordo de cooperação técnica e financeira entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), para a implantação do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós (PCT Tapajós). Na ocasião, estiveram presentes o vice-Governador; o prefeito de Santarém, Alexandre Von, que entregou a licença ambiental do parque; o senador Flexa Ribeiro; e o deputado federal Lira Maia, além de pró-reitores da UFOPA e gestores municipais na região.
O acordo de cooperação visa a garantir apoio técnico e financeiro entre os parceiros para a implantação da rede de infraestrutura do PCT Tapajós. Ainda na reunião também foi assinado um acordo para viabilizar a construção da Unidade de Fitoterápicos, no âmbito do PCT Tapajós, com a finalidade de produzir fitoterápicos a partir da diversidade vegetal amazônica, para a distribuição junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o reitor Seixas Lourenço, "com a assinatura do convênio, daremos início à construção do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós, que é talvez um dos projetos estruturantes da universidade, pois será no parque que vamos transformar todo o conhecimento gerado na universidade em produtos e processos. Ou seja, nossas pesquisas não estarão confinadas; elas serão pesquisas que irão gerar produtos. Por exemplo, no âmbito de fitoterápicos, já começamos a capacitar, desde o ano passado, cerca de 50 pequenos produtores rurais no plantio de algumas plantas medicinais que vão redundar então, ao final, processadas por esse laboratório, em produtos, em cápsulas que vão entrar no sistema único de saúde (SUS) de Santarém e toda a região", explica o reitor.
PCT Tapajós - A ser implantado na área do Câmpus Tapajós da UFOPA, o Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós congregará incubadoras de empresas e cooperativas, além de núcleos de inovação tecnológica nas áreas de hortifruticultura, aquicultura, biotecnologia vegetal e animal, energias e mineração sustentáveis, entre outras.
Seminário da UFOPA discute os desafios da educação integral
O Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) promove nos dias 25 e 26 de junho de 2013, em Santarém (PA), o 1º Seminário de Educação Integral: Perspectivas e Desafios no Século XXI, que visa a oportunizar o debate e a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da área sobre a importância da educação integral, por meio de palestras e oficinas. Realizado pela professora Edna Marzzitelli Pereira, coordenadora do Núcleo de Educação Integral do ICED, o evento é gratuito e aberto ao público.
O seminário terá início na terça-feira, dia 25 de junho, às 18 horas, no Auditório Wilson Fonseca, Câmpus Rondon, com a conferência "Educação integral: perspectivas e desafios no século XXI", a ser ministrada pela Profa. Dra. Gesuína de Fátima Elias Leclerc, consultora da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Os interessados em participar do seminário podem se inscrever durante o credenciamento, antes do início da
solenidade de abertura.
O evento prossegue no dia 26, com a realização de diversas oficinas à tarde. Às 18h30, a
professora Lucineide Pinheiro, da UFOPA, ministrará a palestra "Educação Integral ou Educação em
Tempo Integral". Em seguida, os professores do Núcleo de Educação Integral da UFOPA realizam
uma mesa redonda sobre a educação integral no Brasil.
UFOPA promove palestra sobre geodinâmica do rio Amazonas
O Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA),
em parceria com o CLIM-Amazon, promoveu a apresentação do projeto CLIM-AMAZON "Centro
brasileiro-europeu de pesquisa conjunta sobre o clima e a geodinâmica dos sedimentos da bacia
do rio Amazonas", no dia 21 de julho, às 16h30, no miniauditório do Câmpus Amazônia, situado na
Av. Mendonça Furtado, 2946, Bairro de Fátima, em Santarém (PA).
Ainda na ocasião, o professor Elton Luiz Dantes, da Universidade de Brasília (UnB), ministrou a
palestra "Proveniência de sedimentos dos Andes até a foz do Amazonas". A programação foi
aberta à comunidade acadêmica e à sociedade em geral.
O projeto CLIM-AMAZON é uma iniciativa científica conjunta Brasil-Europa, com financiamento da
União Europeia (UE), por meio do FP7 (Sétimo Programa-Quadro para a Pesquisa e
Desenvolvimento Tecnológico).
A palestra é mais uma ação da cooperação, que visa a promover intercâmbios entre cientistas
brasileiros e europeus na área de geociências e estudos ambientais, por meio de encontros
científicos, visitas de pesquisadores europeus experientes ao Brasil, chamadas para doutorandos e
pós-doutorandos para universidades europeias que interessadas em desenvolver pesquisas com
novas abordagens na região amazônica. É um importante exemplo que pode ser usado como
área-escola para pesquisas climáticas.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/UFOPA

Veja a matéria no site de origem