Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2021 às 17:16

26/06/2013-O IMPACTO - Positiva

8 de Junho de 2020 às 14:04

Ufopa promove Simpósio de releituras da história indígena

Evento acontecerá nos dias 27 e 28, no auditório Wilson Fonseca, do Campus Rondon
Divulgar novas leituras da história indígena. Este é o objetivo do Simpósio de História Indígena que ocorrerá nos dias 27 e 28 de junho, no Auditório Wilson Fonseca, Campus Rondon da UFOPA.
Voltado para acadêmicos e profissionais de História e áreas afins, o evento irá abordar alguns aspectos acerca da história e educação indígena no Brasil, mesclando experiências de pesquisas desenvolvidas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
De acordo com o Prof. Luiz Carlos Laurindo Júnior, um dos coordenadores do simpósio, desde a década de 1990 as pesquisas vem repensando a história indígena, entendendo que o índio é um sujeito da história e não um mero expectador dela. "A historiografia vem promovendo releituras dessa história a partir da descoberta de novos documentos, o surgimento e consolidação de grupos e linhas de pesquisa acerca da questão indígena. Contudo, fora do âmbito acadêmico, ainda existem a ideia de superioridade do europeu em relação ao indígena e também o preconceito frente aos elementos culturais indígenas", informa.
Inscrições - As inscrições para participar do Simpósio de História Indígena são gratuitas, e podem ser feitas no período de 24 a 27 de junho, das 10h às 12h e das 17h às 19h, no Hall do Auditório Wilson Fonseca, Campus Rondon da UFOPA.
Seminário da UFOPA discute os desafios da educação integral
O Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) estápromovendo nos dias 25 e 26 de junho de 2013, em Santarém (PA), o 1º Seminário de Educação Integral: Perspectivas e Desafios no Século XXI, que visa a oportunizar o debate e a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da área sobre a importância da educação integral, por meio de palestras e oficinas. Realizado pela professora Edna Marzzitelli Pereira, coordenadora do Núcleo de Educação Integral do ICED, o evento é gratuito e aberto ao público.
O seminário iniciou ontem, dia 25 de junho, às 18 horas, no Auditório Wilson Fonseca, Campus Rondon, com a conferência "Educação integral: perspectivas e desafios no século XXI", ministrada pela Profa. Dra. Gesuína de Fátima Elias Leclerc, consultora da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
O evento prossegue nesta quarta-feira, dia 26, com a realização de diversas oficinas à tarde. Às 18h30, a professora Lucineide Pinheiro, da UFOPA, ministrará a palestra "Educação Integral ou Educação em Tempo Integral". Em seguida, os professores do Núcleo de Educação Integral da UFOPA realizam uma mesa redonda sobre a educação integral no Brasil.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/UFOPA

Veja a matéria no site de origem