Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2021 às 15:02

28/06/2013-JORNAL DE SANTARÉM - Positiva

8 de Junho de 2020 às 14:05

Ufopa realiza seminário de educação integral
A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realizou na última terça-feira, 25, no Auditório Wilson Fonseca do Campus Rondon, o Io Seminário de Educação Integral: Perspectivas e Desafios no Século XXI, a palestrante foi Gesuína de Fátima Elias Leclerc, analista técnica de políticas sociais do Ministério de Educação em Brasília. Edna Marzziteli, professora do Instituto de Ciências da Educação (Iced) UFOPA foi a organizadora do evento, ela afirma que o seminário já é uma capacitação para os futuros professores da sociedade. "A Educação Integral é uma política de governo ainda não pronta, mas ela é mais que isso, é uma concepção diferenciada de educação", afirmou.
Profa. Dra. Gesuína dé Fátima, também é consultora da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). "Você pode ter uma pessoa escolarizada, mas não educada, pois a educação envolve valores. As várias cognições podem ser estimuladas através da participação dos artistas, atletas, equipes de saúde e da área ambiental, cientistas e outros", esclareceu.
A educação no Brasil possui uma carga horária obrigatória de 4 horas, e a classe média preenche os outros horários com outros aprendizados como um curso de informática, língua estrangeira ou até mesmo através da prática de um esporte. A proposta de Educação Integral objetiva garantir à todos os alunos da rede pública de educação a possibilidade de acesso a esses aprendizados extras gratuitamente dentro da rede pública de ensino, porém fora da sala de aula por falta de estrutura. A proposta vai além de apenas ampliar o número de hora aula, objetiva ser atraente e proporcionar mais cultura e educação através das múltiplas dimensões do desenvolvimento da pessoa e da integração de conhecimentos.
O evento prosseguiu no dia 26, com a realização de diversas oficinas à tarde, e contou ainda com uma palestra ministrada por Lucineide Pinheiro, com o tema "Educação Integral ou Educação em Tempo Integral". Em seguida, os professores do Núcleo de Educação Integral da UFOPA realizaram uma mesa redonda sobre a educação integral no Brasil.