Ultima atualização em 8 de Janeiro de 2021 às 21:25

33,6 mil chances em jogo

11/11/2013 - CORREIO BRAZILIENSE - DF - Ufopa citada

8 de Junho de 2020 às 19:45

Concurseiro só relaxa depois da aprovação. Até lá, a longa batalha de estudos, acreditam eles, não pode parar. Após um domingo em que milhares de candidatos debulharam a prova da Polícia Civil do Distrito Federal, uma das mais aguardadas do ano, a semana começa com 33.615 vagas em jogo. As oportunidades se referem aos principais certames locais, estaduais e nacionais com inscrições abertas.
Um dos destaques é a seleção para o cargo de juiz substituto do DF. O salário inicial de uma das carreiras mais badaladas do Poder Judiciário é de R$ 22.854,46. Atenção ao prazo: interessados só têm até esta quinta-feira para garantir lugar na disputa por uma das 92 vagas oferecidas. A taxa de inscrição é de R$ 220. Para concorrer, exige-se, no mínimo, três anos de atividade jurídica comprovada, além da graduação em direito, claro.
Para os sedentos de estabilidade e bons salários, há oportunidades em órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). São 163 cargos abertos, com remunerações de R$ 6.130 e R$ 8.300. As inscrições terminam em uma semana. Já a Petrobras Transporte oferece nada menos do que 602 vagas para níveis e cargos diversos e salários de R$ 3.148,99 a R$ 9.545,40. Nesse caso, há mais tempo para se inscrever: até 31 de janeiro do ano que vem.
O período também é de fartura de concursos para professores. No Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste instituições de ensino superior estão selecionando profissionais. A Universidade Federal de Goiás (UFG), por exemplo, abriu 80 vagas para docentes de várias áreas. Os salários variam de R$ 2.066,93 a R$ 8.049,77. A data final para confirmar participação no certame é 10 de dezembro.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) tem 160 vagas, com salários menores, de até R$ 3.138,70.

Acostumado a lidar com o sacrifício e a ansiedade de alunos em sala de aula, o professor de cursinho preparatório Rodrigo Cardoso diz que o importante para quem sonha com o serviço público é perseverar. "Não pode parar. Acabou um concurso, tem de focar logo em outro", comenta ele, defensor da ideia de transformar os estudos em hábito. "É a rotina que vai agregando cada vez mais conhecimento ao candidato e o tornando preparado para as provas", acrescenta.
Fique de olho!
Confira as principais oportunidades com inscrições abertas:
Concurso Inscrição* Cargos Vagas Salário (em R$)**
TJDF 14/11 Juiz substituto 92 22.854,46
UFGO 10/12 Professor 80 8.049,77
MDIC 20/11 Diversos 105 3.980,62
Iphan 18/11 Diversos 163 8.300
Sebrae 18/11 Analista técnico 2 8.104,27
*Prazo final
**Remuneração mais alta ofertada
Para candidatos, prova da PCDF foi fácil
ANA CAROLINA DINARDO
A confiança prevaleceu ontem, no final da tarde, quando cerca de 28 mil candidatos fizeram as provas para agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), umas das mais esperadas pelos concurseiros. De maneira geral, os candidatos não tiveram problemas para acessar os locais de aplicação dos exames. E contaram, ainda, com 10 minutos de tolerância para o fechamento dos portões. A seleção ofertou 300 vagas imediatas e 600 para formação de cadastro reserva. Quem passar terá salário inicial de R$ 7.890,05, para 40 horas semanais de trabalho.
Os concorrentes tiveram quatro horas e meia para responderem itens sobre língua portuguesa, noções de informática, raciocínio lógico, atualidades, noções de direito constitucional, administrativo, penal, processual penal, legislação específica e penal extravagante.
Para os aprovados na prova escrita - que incluiu questões objetivas e subjetivas - a seleção envolverá, nas próxima fases, teste de capacidade física, avaliação psicológica, sindicância de vida pregressa, investigação social, avaliação de títulos e curso de formação profissional.
Boa parte dos candidatos afirmou que as provas foram fáceis e acrescentou que o conteúdo estava conforme o previsto no edital. O estudante Pedro Gonçalves Amarantes, 31 anos, disse que respondeu quase todas as questões do certame da PCDF de "forma tranquila". "Só achei a parte de português um pouco complicada, mas consegui fazer tudo", contou ele, que se dedicou durante três meses aos estudos. Apesar da forte concorrência, ele acredita que será aprovado. "Estava preparado para fazer a prova e estou confiante quanto ao resultado", concluiu.
Já a candidata Aline Silva dos Santos, 35, considerou que as questões estavam com um grau de dificuldade acima do esperado. "Fiquei confusa em vários momentos. Na parte de legislação específica, só respondi uma", lamentou. Ela disse ter sido atrapalhada pelo nervosismo. "Sei que me preparei muito para esse concurso. Talvez tenha faltado equilíbrio emocional mesmo. Acho que não passei", previu.
Houve candidatos que deixaram os locais de prova comemorando. "Com certeza, fui aprovado", afirmou o estudante Guilherme Medeiros, 28. Para ele, o certame estava bem elaborado. Ele acredita que conseguiu "driblar as questões" e respondê-las corretamente. "A parte de legislação específica foi a mais complicada, mas respondi quase tudo. Deixei só duas em branco", detalhou ele, que se dedicou durante quatro meses para ter a chance de se tornar policial.
Para a estudante Larissa Oliveira, 25, a prova não foi difícil. "Estava bem confiante e sei que tenho grandes chances de passar. Estou torcendo", comentou. "Meu sonho é ser policial. Acredito que vou realizar meu desejo."