Ultima atualização em 8 de Janeiro de 2021 às 21:14

A formação inicial e continuada de professores de Inglês da Educação Básica: desafios e perspectivas

02/11/2013- TRIBUNA DO TAPAJÓS - Ufopa citada

8 de Junho de 2020 às 20:16

O I Colóquio dc Professores de Inglês da Região Oeste do Pará (I CPROP) é o resultado dc unia parceria entre o projeto institucional PlBID/UFOPAfEdital CAPES 001/2011): "Educação para a integração da Amazônia" c do projeto Novos Talentos/ UFOPA (Edital 055/2012 CAPES): "Novos Talentos na Amazônia: espaços c dinâmicas intcrdisciplinares de produção c aquisição do conhccimcnto" através dos sub-projetos: PI BI D/LETRAS - Inglês: "Contribuições para a formação de novos professores dc Inglcs na região Oeste do Pará" c "Fortalecendo a Educação cm Língua Estrangeira/Inglês na Escola Pública de Santarém" respectivamente, ambos dc responsabilidade do Programa dc Lctras/ICED.
O I CPROP vem dc encontro a uma necessidade premente na região Oeste do Pará: o estabelecimento dc um fórum permanente dc discussão entre todos os envolvidos no processo dc ensino c aprendizagem dc Inglês. Ressalte-se que, embora o ensino dc Inglcs já ocorra há muito tempo cm escolas das redes estadual e municipal de ensino e cm instituições particulares, não se tem registros dc que um evento dessa abrangência tenha sido rea-
lizado nesta parte do Estado do Pará, exceto pelo I Colóquio de Professores dc Santarém, realizado cm 2012, como resultado de uma parceria entre o Programa de Letras/ÍCED/ UFOPA e o Grupo de Pesquisa em Ensino c Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e Semiótica na Amazônia (GEALES-Amazônia). Mas. este foi um evento de um único dia e se restringiu aos professores de Inglês do município de Santarém.
Não é por falta de demanda que eventos da magnitude do I CPROP não ocorram nessa região. Abrangendo 28 municípios, ela possui 1.400.090 habitantes, dc acordo com as
estimativas do IBGE (2011). Muitas dessas pessoas írequentam escolas publicas ou particulares e podem optar pela língua inglesa cm suas aulas dc Língua Estrangeira. Precisam, então, dc professores bem preparados para auxiliá-las no processo dc aprendizagem do idioma. Eventos como esse ajudam o professor, dentre outras possibilidades, a refletir sobre a sua práxis, renovar seus conhecimentos, compartilhar suas ideias, automoti-var-se a se tomar um professor-pesquisador c a buscar a melhoria da qualidade de suas ações pedagógicas, de seu ambiente dc trabalho c de sua própria vida.