Ultima atualização em 8 de Janeiro de 2021 às 21:17

8 de Junho de 2020 às 20:22

Audiência Pública discute desenvolvimento sustentável da Resex Tapajós-Arapiuns

Resex Tapajós-Arapiuns
Uma sessão especial realizada na manhã desta terça-feira, 05, na Câmara Municipal de Santarém, comemorou os 15 anos de fundação da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (Resex). Participaram da sessão os vereadores Júnior Tapajós, Henderson Pinto, Dayan Serique, Ana Elvira, entre outros.
O vereador Júnior Tapajós parabenizou a Resex pelos seus quinze anos de criação e reiterou dizendo que o Poder Legislativo está acompanhando a gestão sustentável da Reserva e que muito ainda se tem para ser conquistado. "Posso afirmar que todos aqui nessa Casa estão interessados no desenvolvimento dessa região. Boim já recebeu gerador de energia e afirmo que os vereadores atuam a favor do progresso dessa região, e quem dera que todas as comunidades que fazem parte da Resex tivessem ao menos energia elétrica. Posso dizer que estou trabalhando pra isso, para trazer o desenvolvimento para a região do rio Tapajós e Arapiuns", garante.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Como forma de discutir a importância de uma gestão mais democrática e participativa na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (Resex), o Ministério Público Federal (MPF) vai realizar uma audiência pública, em dezembro, com todas as comunidades e órgãos envolvidos. A intenção é que as comunidades estabeleçam um diálogo mais aberto e atuante. A Resex abrange área dos municípios de Santarém e Aveiro, no Oeste do Pará.
As reservas extrativistas são áreas destinadas às populações tradicionais, em que a subsistência provém, principalmente, do extrativismo. A Reserva Tapajós-Arapiuns foi criada em novembro de 1998, e possui uma área de 647.610 ha.
O conselho deliberativo da Resex é presidido pela chefia da unidade de conservação e composto por representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), da Universidade Federal do Oeste do Pará, do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Escritório Local de Santarém da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), da Secretaria Municipal de Mineração e Meio Ambiente de Aveiro (Semma), da prefeitura de Santarém, e das câmaras municipais de Aveiro e Santarém. Outros integrantes da sociedade civil também podem compor o conselho.
Fonte: RG 15/O Impacto

Veja a matéria no site de origem