Ultima atualização em 8 de Janeiro de 2021 às 21:29

8 de Junho de 2020 às 20:43

Doutor Tapajós
Alailson Muniz
A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realizou ontem, 11, a cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao violonista e compositor Sebastião Tapajós, músico santareno reconhecido internacionalmente. A homenagem foi promovida pelo Conselho Universitário (Consun). Foi o primeiro título honorífico que uma instituição pública de ensino superior, com sede em Santarém, confere a um nativo em sua própria terra. Paraense de Santarém, Sebastião Tapajós começou a estudar violão ainda criança, aos nove anos, tendo seu pai como professor. Em 1964, foi estudar na Europa, onde se formou pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa, em Portugal. Regressando ao Brasil, recebeu a cadeira de violão clássico do Conservatório Carlos Gomes, em Belém, onde lecionou até 1967.
Expressas - Uma frente de trabalho da SEMINFRA intensifica os serviços de recuperação e limpeza nas Avenidas São Sebastião, Cuiabá e Tapajós. O trabalho visa melhorar as vias para a passagem do Círio de Nossa Senhora da Conceição, que ocorre no domingo (24). O percurso recebe recuperação de meio fio e calçadas, reposição de tampas de boca de lobo, capina, roçagem, raspagem, pintura e tapa-buraco. O encerramento da ação está previsto para acontecer na véspera do Círio, no próximo dia 23. *** Quatro pontes e uma passarela estão no planejamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA) para receberem reformas ou serem reconstruídas até o final do ano. A que passa por um trabalho mais urgente é a ponte da Rua 13 de Outubro, no bairro Área Verde, que desabou, por conta de um incidente envolvendo um caminhão carregado de tijolos. O trabalho de colocação de estacas já começou. *** No planejamento, traçado por uma equipe de engenheiros e técnicos da Secretaria, há um cronograma que obedece ao critério de maior precariedade das estruturas. Nesse sentido, a próxima será a ponte do Irurá, onde também já foram colocadas estacas. Em seguida, devem receber reformas a ponte da Rua José Aquino, no bairro Floresta, e a da Toca da Raposa, que liga o bairro Matinha à grande área do Santarenzinho. Na passarela que dá acesso à praia do Maracanã serão recuperados os atuais 250 metros, e será feita uma ampliação de 70 m. O início da obra está previsto para o próximo dia 25. *** A Mineração Rio do Norte promove hoje mais uma ação da campanha de Segurança no Trânsito em Porto Trombetas. O objetivo é orientar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres para um trânsito seguro tanto no distrito, quanto fora dele, nas cidades de Oriximiná, Terra Santa e Faro. *** A Mineração Rio do Norte (MRN) empresa do setor mineral que atua na região oeste do Pará, será uma das patrocinadoras do I Seminário de Logística da Amazônia. O evento será realizado nos dias hoje e amanhã no Centro de Convenções da Amazônia - HANGAR - A realização é uma parceria da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração - SEICOM e a Federação da Indústria do Estado do Pará - FIEPA. *** A Escola Estadual Ezeriel Mônico de Matos, localizada em Santarém, no oeste do Estado, deixou de ser local de provas dos Processos Seletivos 2014 - Prise e Prosel, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em virtude da reforma iniciada em outubro. Os candidatos que estavam lotados na escola deverão acessar novamente o site www.uepa.br, para reimprimir o cartão de confirmação de inscrição. *** Depois de ter participado em Belém da Conferencia Estadual Infanto- Juvenil pelo Meio Ambiente, a estudante Milena Cardoso Barbosa, da 8ª série da escola municipal Nossa Senhora de Fátima, comunidade de Anã, rio Arapiuns, vai participar, em Brasília, de 21 a 28 de novembro da Conferencia Nacional. A informação é da diretora do estabelecimento de ensino, professora Renata Alves Godinho. ***Renata Alves Godinho relata que a ida da estudante a Brasília dá-se em função da classificação de um projeto por ela defendido na Conferência estadual denominado: "Melhorando a vida do planeta e a arborização da comunidade"

Veja a matéria no site de origem