Ultima atualização em 8 de Janeiro de 2021 às 21:34

13/11/2013- O LIBERAL - PA - Ufopa citada

8 de Junho de 2020 às 21:05

José Seixas Lourenço receberá Prêmio Personalidade Amazônica

Ocorrerá no próximo dia 22, a sessão solene de outorga dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2013, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), em Boa Vista (RR). O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), professor José Seixas Lourenço, será o principal homenageado, tendo sido escolhido na categoria Personalidade Amazônica.
As premiações anuais foram instituídas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Banco da Amazônia, com apoio da Confederação Nacional da Indústria e do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa.
O Prêmio Samuel Benchimol reconhece e homenageia projetos inovadores nas categorias ambiental, econômico tecnológica e social, bem como pessoas (empresários, executivos, acadêmicos, gestores de políticas públicas etc.) que contribuem para o desenvolvimento sustentável da região - categoria Personalidade Amazônica.
Já o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente identifica projetos com abordagem integrada e iniciativas de suporte ao desenvolvimento regional, com o objetivo de estimular iniciativas inovadoras nos campos econômico e educacional. Na edição 2011, o Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da UFOPA foi premiado com o 1º lugar na categoria Suporte ao Desenvolvimento Regional.
A indicação do reitor da UFOPA para concorrer à categoria partiu da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).
As categorias são julgadas por subcomissões temáticas, com exceção da Personalidade Amazônia e da Empresa da Amazônia, decididas pelo plenário da comissão.
José Seixas Lourenço tem graduação em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Geofísica pela Universidade de Berkeley, Califórnia (EUA). Iniciou sua carreira de gestor como diretor do Centro de Ciências Geofísicas e Geológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), de 1973 a 1981.
Foi reitor da UFPA no período de 1985 a 1989, tendo criado o programa de interiorização daquela universidade.

Veja a matéria no site de origem