Ultima atualização em 8 de Janeiro de 2021 às 21:41

09/11/2013 - G1 | PARÁ - Ufopa citada

8 de Junho de 2020 às 21:07

Livro analisa impactos da agricultura familiar na merenda escolar

Obra será lançada neste sábado (9), às 20h30, no 6º Salão do Livro.Evento termina neste domingo (10).
O livro "Agricultura familiar: alimentação saudável para as crianças" pretende reportar e analisar os efeitos da inserção da agricultura familiar na merenda escolar, mostrando as mudanças sentidas pelos alunos, diretores das escolas e agricultores. A obra vai ser lançada neste sábado (9), no 6º Salão do Livro, às 20h30. A autoria do livro-reportagem, que é resultado da especialização em Jornalismo Científico da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), é das jornalistas Ailanda Tavares e Alciane Ayres.
A economia de muitas famílias na região do Planalto, em Santarém, oeste do Pará, se baseia no trabalho de agricultores familiares. Por meio da agricultura garantem a subsistência e geração de renda nas comunidades. Os produtores fornecem alimentos para a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Semed), que são usados no preparo da merenda escolar. Antes, essa produção tinha a finalidade somente no repasse às feiras e mercados, e muitos dos produtos eram desperdiçados pela falta de estrutura e logística.
O livro-reportagem tem por finalidade avaliar, quantificar e refletir sobre o impacto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para o fortalecimento da Agricultura Familiar em Santarém. Nesta primeira edição, 500 exemplares foram impressos. Cada exemplar custará R$ 20.
Encerramento do Salão do Livro
O jornalista e escritor Guilherme Fiuza, autor de vários livros, estará no último dia do Salão do Livro do Baixo Amazonas, neste domingo (10). O público poderá interagir com ele em dois momentos: no espaço Multiuso, Sala Pará, às 19h30; no Encontro Literário, às 20h30, para sessão de autógrafos. "Estive em Santarém há dez anos e sei que é uma cidade de grande pujança cultural", comentou.

Veja a matéria no site de origem