Ultima atualização em 8 de Janeiro de 2021 às 21:43
02/11/2013-TRIBUNA DO TAPAJÓS - Neutra
8 de Junho de 2020 às 21:11
Professor Aldo Queiroz é candidato a reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará
O Jornal Tribuna do Tapajós apresenta. nesta edição, uma entrevista com o candidato a reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará. A Ido Queiroz. Nossa reportagem tentou, diversas vezes, conversar com a professora Raimunda Monteiro, que também concorre a vaga. mas nào tiwmos êxito. Acompanhe:
Doutor cm Engenharia dc Recursos Naturais da Amazônia (UFPA). mestre cm Engenharia MECániea (PUC/RJ), c graduado cm Engenharia Mccânka(UFPA). Nesta edição você confere uma entrevista com AkJo Queiroz. 61, que disputa a reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufo-pa). juntamente com a bióloga Kátia Corrêa. na chapa denominada "Orgulho dc ser UFOPA". Aldo ingressou na Carteira do Magistério Superior na UFPA cm 1979. Foi membro do Grupo de Trabalho de Elaboração do Projeto de Criação c Implantação da UFOPA c. atualmente, c professor Associado 1 da UFOPA/IEG Desde 2009 é Pró-Reitor dc Planejamento Institucional da UFOPA. Entre outras ações coordenou o Plano d Desenvolvimento Institucional (PDI) 2012-2016. c a realização dos Concursos Públicos para Docentes c Técnicos, no periodo 2010-2012.
Excerceu a função de Coordenador do Campus da UFPA cm Santarém no periodo de 1986 a 2002. Coordenou atividades de Ensino. Pesquisa c Extensão da UFPA na regiào. nesse periodo. De 2003 a 2006 exerceu a função dc Diretor da 5J Unidade Regional de Ensino - SEDUC. Pelos resultados desse trabalho, recebeu diversas homenagens c condecorações entre os quais destacamos: Cidadão de Santarém - Câmara Municipal de Santarém. Honra ao Mérito Câmara Municipal dc Santarém. Titulo de Amigo da Marinha do Brasil Marinha do Brasil, agraciado com Medalha Comemorativa aos 35 Anos da Universidade Federal do Pará. Agraciado com Medalha Comemorativa aos 30 Anos da Universidade Federal do Pará. Titulo dc Honra ao Mérito do Centro Acadêmico de Pedagogia da UFPA. Titulo de Honra ao Mérito do Movimento de -Educação c Base MEB DA Diocese de Santarém, agraciado com o Titulo de Sócio Benemérito da Associação dos Deficientes Visuais de Santarém, a *raciado com o Titulo de Honra ao Mérito - Diretório Academico da ULBRA. Natural de Jacarcacanga (PA), concluiu a Educação Básica cm Santarém nos Colégios Batista de Santarém. Dom Amando c Estadual Álvaro Adolfo da Silveira.
Dos 34 anos dedicados à carreira do Magistério Superior. 27 foram dedicados à Santarém c Região Oeste do Parã.
Jornal Tribuna do Tapajós: Quais as principais bandeiras defendidas pela Chapa MOrgulho de Ser UFOPA "?
Aldo Ouciro/ - Ornam/amos o nos-$0 Plano Gestão tendo como referência o Plano dc Desenvolvimento Institucional
(PDI) da UFOPA construído com a participação dc quase 100 representantes da comunidade acadêmica. Para inicio das discussões estabelecemos cinco eixos estratégicos: Excelência no Ensino. Pesquisa. Extensão c Inovação; Gestão Acadêmica e Administrativa. Gestão de Pessoas. Infra-estrutura Fisica e Tecnológica e Orçamento.
Jornal Tribuna: O que a Chapa "Orgulho de Ser UFOPA H acha que precisa mudar ou ser aperfeiçoado na Universidade, hoje?
Aldo Queiroz - A UFOPA tem conquistas importantes nesses quatro anos. entre as quais, destacamos: a atração c fixação dc docentes e técnico-administrativos cm educação, a
ampliação das oportunidades dc acesso à graduação e pós-graduação. A UFOPA ampliou em quase quatro vezes o quadro dc docentes c cm cinco vezes o quadro dc técnicos, o que possibilitou a oferta anual de 1.200 vagas na graduação. sendo 1. 150 pelo ENEM c 50 pelo processo seletivo especial, a oferta de 10 cursos dc pós-graduação cm nível c especialização. aprovou rcccntcmcntc o quinto mestrado. Já são dois doutorados, sendo um Doutorado Intcrinstitucional (Dinter), cm parceria com a UNICAMP c um Doutorado com corpo docente próprio da Instituição, cm Sociedade. Natureza c Desenvolvimento. Desenvolve um modelo acadêmico
Em uma Universidade o processo de aperfeiçoamento de ser permanente para contribuir com a cidadania. a inovação e o desenvolvimento da região onde está inserida. Num processo apenas de mudança pode ocorrer retrocesso.
Jornal Tribuna: Por que você é candidato a Reitor da UFOPA?
Aldo Queiroz - Inscrevemos a Chapa Orgulho de ser UFOPA composta por mim e pela Profa. Kátia, coordenadora do Parfor, por várias razõees: a primeira e porque é o desejo de grande parte da comunidade acadêmica; a segunda porque acumulamos experiência e conhecimento que garante as conquistas da UFOPA nesses quatro anos e dar segurança na garantia de novas conquistas. Tenho 34 anos de Universidade, dos quais 27 dedicados a região. A nossa candidatura não é uma aventura, e um processo histórico, e um processo natural, não é uma imposição de querer ser Reitor de qualquer maneira, tentando desconstruir os avanços da instituição nesses quatro anos. que nos dar muito orgulho de ser UFOPA.
Jornal Tribuna: Qual a relação com o movimento estudantil?
Aldo Queiroz • O movimento estudantil tem um papel importante no processo de
desenvolvimento da universidade Por isso. a nossa relação é dc respeito.
Jornal Tribuna: A UFOPA é uma das universidades que tem recebido bastante recursos do Governo Federal devido à fase de implantação. Haverá transparências nas ações que envolvem esses recursos, cobrança e fiscalização por parte da nova reitoria?
Aldo Queiroz - O orçamento prevê todos os recursos para financiar despesas com custeio c investimentos da Universidade. Normalmente as despesas são destinadas a três Grupos de Natureza de Despesas: pessoal c encargos sociais, outros custeios c capital (obras e instalações, equipamentos e material permanente).
Deve-se observar que em 2013 foram disponibilizados apenas 16.6 milhões para obras. O Bloco Modular dos Institutos estava orçado em 53 milhoes e o Bloco Modular de Juruti cm cerca de 14 milhões. Para licitar essas obras foi necessário o Reitor solicitar ao MliC um Certificado dc dotação Orçamentária (CDO). Entre as novas Universidades não é UFOPA que tem maior orçamento. Além disso c importante verificar que 76% do orçamento de 2013 estão previstos para despesas com pessoal e encargos sociais, além de outros custeios. Apenas 24% são para obras c equipamentos.
Jornal Tribuna: Novos projetos? Tipo expansão da universidade, concursos, novos cursos?
Aldo Queiroz - Vamos estimular a comunidade acadêmica desenvolver projetos de ensino, pesquisa extensão e inovação para a universidade cumprir a sua missão e visão de futuro. O nosso propósito c consolidar a UFOPA como universidade multi campus construindo infraestrutura e implantado cursos permanentes nos Campus fora de sede.
Jornal Tribuna: O Enem tem agradado como a única maneira de entrar na universidade?
Aldo Queiroz-A Ufop3 foi a primeira universidade a adotar o UNEM como forma dc ingresso na Instituição. Não realiza o Vestibular, ou seja. cx:inguiu o vestibular. As qucstócs são agrupadas cm
quatro áreas dc conhecimento: linguagens, códigos c suas tecnologias: matemática c suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias c ciências humanas c suas tecnologias. A ideia é fazer com que o estudante pense em soluções práticas para um problema do cotidiano, por exemplo. Com isso, será possível reformular o que c ensinado no En-sir.o Médio c deixar para trás aquela história dc "decorcba". No inicio chegaram a fazer passeata contra o uso do ENEM para ingresso