Ultima atualização em 8 de Janeiro de 2021 às 21:55

8 de Junho de 2020 às 21:33

Violonista recebe "Doutor Honoris Causa" da Ufopa
Por Jeso Carneiro
Hoje (11) à tarde, no campus Tapajós, a UFOPA(Universidade Federal do Oeste do Pará) realiza a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao violonista e compositor Sebastião Tapajós (foto), músico reconhecido internacionalmente.
O evento é aberto ao público, e integra a programação em comemoração aos quatro anos de aniversário da universidade.
"Este é o primeiro título honorífico que uma instituição pública de ensino superior, com sede em Santarém, confere a um nativo em sua própria terra. Muito sugestivamente, esta honraria da UFfopa é concedida a um dos maiores personagens da música no Baixo Amazonas, devido ao seu pioneirismo na relação da arte com a academia em solo santareno", explica o reitor José Seixas Lourenço.
Paraense nascido em Alenquer, Sebastião Tapajós começou a estudar violão ainda criança, aos nove anos, tendo seu pai como professor. Em 1964, foi estudar na Europa, onde se formou pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa, em Portugal. Regressando ao Brasil, recebeu a cadeira de violão clássico do Conservatório Carlos Gomes, em Belém, onde lecionou até 1967.
Hoje, com uma sólida carreira internacional, o violonista e compositor já possui mais de 50 discos lançados.
Honraria máxima da UFOPA, o título de Doutor Honoris Causa é destinado a pessoas, personalidades eminentes ou autoridades que tenham prestado relevante apoio e que tenham contribuído para o progresso da universidade, do estado, da região ou do país, ou pela sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura. A outorga de títulos ocorre por decisão do Conselho Universitário em sessões extraordinárias, convocadas com a finalidade exclusiva de aprovar a concessão da honraria, por meio de votação.
Com informações da UFOPA

Veja a matéria no site de origem