Ultima atualização em 8 de Janeiro de 2021 às 13:55

17/09/2013- O LIBERAL - PA - Ufopa citada

8 de Junho de 2020 às 18:54

Emater faz oficinas sobre o meio ambiente

ão Rural (Emater), em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar em Santarém, promove palestras e oficinas de educação ambiental. Os primeiros contemplados foram os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Álvares Cabral. As informações são da Agência Pará de Notícias.
As atividades envolvem cerca de 40 alunos do nono ano, que assisitiram a uma oficina de ecomóveis, com o foco na produção de pufes. Para produzir cada móvel com material reciclável, são usadas 27 garrafas pets, levando a um reaproveitamento total dos frascos (incluindo tampas e rótulos). Para a aluna Graciela Santos Araújo, o destino dos recicláveis hoje em dia é outro, pois "a garrafa pet jogada na rua hoje servirá para o meu conforto de amanhã".
A técnica da Emater e ministrante da oficina, Aparecida Oliveira, esclareceu que um dos objetivos da ação é também capacitar multiplicadores e possibilitar renda extra para a família do aluno. "Cada pufe pode ser vendido por até R$ 25, com custo de produção muito baixo", ressaltou.
A programação contou ainda com palestra de conscientização ambiental, proferida pelo engenheiro agrônomo da Emater Fabiano Jucá. "A ideia é fazer uma reflexão sobre o ambiente e de quem depende a manuten- ção dessa preservação", disse.
Em outras escolas da rede pública, algumas na zona rural do município, já foram executados trabalhados da Emater, inclusive com a instalação de canteiro para a produção de hortaliças e plantas medicinais, além de instala- ção de uma composteira, espaço que acumula restos de materiais para a produção de adubo orgânico.