Ultima atualização em 8 de Janeiro de 2021 às 13:56

8 de Junho de 2020 às 18:55

Foi aprovado o regimento eleitoral para escolha do novo Reitor da UFOPA

CLAUDIA FURUKAWA FREE LANCER

Em entrevista coletiva o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Seixas Lourenço, juntamente com Tânia Brasileiro, presidente do Conselho Universitário Pro Tempore -CONSUN, comunicou que foi aprovada, pelo CONSUN, a versão final do Regime eleitoral que regulamenta a consulta direta à Comunidade Universitária para escolha do Reitor e do Vice-Reitor para o próximo quadriênio.
O texto final do Regimento Eleitoral levou em consideração quase todas as contribuições da Comissão Eleitoral de Consulta, integrada por representantes dos três seementos universitários indicados pelas suas entidades representativas - SINDUFOPA, SINDTIFES-PA/UFOPA e DCE-UFOPA, e de suas assembleias, em vários debates frutíferos e enri-quecedores para a democracia universitária. A votação da eleição está prevista para o dia
18 de novembro, e, depois, com a composição da lista tríplice, no dia 25 de novembro, pelo Conselho Universitário. A data prevista para a posse do novo reitor a UFOPA é no começo de dezembro deste ano.
As chapas podem se inscrever do dia 23 até o dia 26 deste mês, quando será anunciada a homologação das candidaturas. A eleição será partidária, os votos acontecerão em cédulas de cores diferentes para cada categoria (professores, alunos e técnicos) e serão contados individualmente e sem peso entre as três categorias. As cédulas para votação serão cedidas pela Justiça Eleitoral. Os servidores comissionados da UFOPA não terão direito a voto.
"Desde o dia 16 de agosto passado, quando foi aprovado o novo Estatuto da UFOPA, depois de amplo e exaustivo processo interno de discussões, estudos e análises, que envolveram todos os segmentos e instâncias da Universidade, até este momento de con-
clusão do Regimento Eleitoral, a Reitoria sempre se pautou pela absoluta confiança na capacidade e na maturidade da Comunidade Universitária para definir os critérios legais e o calendário que nortearão o processo de consulta direta para a escolha dos novos dirigentes da Universidade, marcando, assim, o final da etapa de gestão pro tempore, iniciada ao final do ano de 2009, logo após a criação da UFOPA pela Lei n° 12.085, de 5 de novembro de 2009", afirmou em nota o reitor Seixas Lourenço.
Seixas Lourenço deixou uma grande contribuição para sociedade santarena, para o oeste do Pará e para a Amazônia Prasileira contribuindo na implantação e de consolidação da primeira Universidade Pública com sede no interior da Amazônia, com qualidade, inovadora e como espaço de produção do conhecimento, compromissada em promover o desenvolvimento humano e elevar as condições de vida da população.