Ultima atualização em 8 de Janeiro de 2021 às 14:03

21/11/2012- DIÁRIO DO PARÁ ONLINE - Positiva

8 de Junho de 2020 às 19:04

Pesquisador da Ufopa faz nova descoberta
Quarta-feira, 21/11/2012, 02h44

Uma nova espécie de cigarrinha - a Paraportanus longispinu -, oriunda dos estados de Roraima e Amazonas, foi descrita e ilustrada pelo pesquisador Adenomar Neves de Carvalho, coordenador do Laboratório de Entomologia do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Pará.
O artigo que descreve a nova espécie foi publicado na edição nº 242 da revista científica ZooKeys, publicação internacional especializada na temática da biodiversidade. Na publicação, o pesquisador também forneceu uma chave de identificação para espécies do gênero.
As cigarrinhas, segundo o pesquisador, são insetos pertencentes à ordem Hemiptera - a terceira maior em número de espécies - e compreendem insetos fitossuccívoros, que se alimentam em qualquer parte das plantas vasculares.
Ainda de acordo com o pesquisador, por causa do hábito alimentar, esses insetos podem tornar-se extremamente danosos às culturas agrícolas pela retirada excessiva de seiva e danos aos tecidos. "Além disso, muitas cigarrinhas são vetoras de organismos fitopatogênicos. Aquelas que se alimentam do líquido xilemático estão associadas à transmissão de diferentes estirpes da bactéria Xyllela fatidiosa, causadora da clorose variegada dos citros. Em ambientes de floresta, insetos fitófagos estão associados à geração e manutenção da biodiversidade vegetal", informa o pesquisador. O artigo sobre a nova espécie pode ser lido em http://www.pensoft.net/journals/zookeys/artide/3528/desfription-of-a:new-brazilian-paraportanus-and-key-to-the-species-of-the-genus-insecta--hemiptera-cecadellidae-portanini