Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 8 de Janeiro de 2021 às 14:06

Prefeitura, SEPAQ E UFOPA celebram convênio para atividades em Santa Rosa

25/10/2013-JORNAL DE STM E BAIXO AM - Ufopa citada

8 de Junho de 2020 às 19:07


Prefeitura, SEPAQ E UFOPA celebram convênio para atividades em Santa Rosa


Durante a quarta reunião do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável a Prefeitura de Santarém e a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (SEPAQ) celebraram na tarde da terça-feira, 22, Termo de Cooperação Técnica para fomentar a produção de alevi-nos, mudas e pequenos animais - como ovinos e caprinos, na Base Física de Santa Rosa, administrada pela Secretaria. Pelo convênio firmado, o município repassará durante um ano, R$ 5 mil para ajudar a manutenção e o custeio opera-
cional da Base, localizada na PA-370 (Rodovia Santarém-Curuá-Una), e considerada um importante instrumento de incentivo à cadeia produtiva rural, principalmente entre pequenos produtores. O convênio será regido péla Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP).
Um segundo convênio foi firmado entre a SEPAQ e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) para fortalecer a pesquisa no local. "A partir dessas parcerias nós teremos uma Base Física revigorada, produzindo mais e ofere-
cendo possibilidades de ampliarmos a produção através dos pequenos produtores da produção familiar de Santarém e região", ressalta o prefeito.
De acordo com o titular da SEPAQ, André Pontes, a média de produção de alevinos em Santa Rosa está em 10 milhões por ano e a meta, segundo ele, é ampliar esse número, a partir dos investimentos dentro da estação, com a construção de mais cinco tanques, um espaço para acondicionamento de ração, dormitórios para receber pesquisadores e espaço apropriado para aumentar as capacitações.