Ultima atualização em 8 de Janeiro de 2021 às 14:08

Programas de pós-graduação do Inpa incentivam a fixação de pesquisadores na Amazônia

11/09/2013 - A CRITICA ONLINE / AM - Ufopa citada

8 de Junho de 2020 às 19:08

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) já formou mais de 1.800 pesquisadores que contribuíram e ainda contribuem com trabalhos que auxiliam a conservação e preservação da região amazônica. Trabalhar na floresta amazônica como laboratório natural é um dos pontos que atraem graduados de várias partes do país a fazer os Programas de Pós-Graduação do Inpa e se manterem na região.
Para o pesquisador Júlio Tota que concluiu seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (PPG CLIAMB), na linha de pesquisa sobre "Micrometerologia e Interação entre biosfera-atmosfera na Amazônia", o programa possibilitou a ele um melhor nível de formação e favoreceu sua participação em concursos públicos com o nível de doutorado.
"A oportunidade de um novo curso de pós-graduação com enfoque na área de clima na Amazônia foi o que me levou a optar pelo Inpa, além da infraestrutura oferecida pelo Instituto em termos de pesquisa", explica Tota, que atualmente trabalha como professor doutor adjunto na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Programas
Os programas de pós-graduação do Inpa se dividem em: Agricultura no Trópico Úmido; Biologia de Água Doce e Pesca Interior; Botânica; Biologia (Ecologia); Ciências de Florestas Tropicais; Clima e Ambiente (em ampla associação com a Universidade do Estado do Amazonas); Entomologia; Genética, Conservação e Biologia Evolutiva; e o Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia, cada um com suas linhas de pesquisa. O Inpa também participa em ampla associação com o programa de Pós-graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins.
Até o dia 30 de junho de 2013 o Inpa titulou um total de 1.823 pesquisadores, sendo 1.446 mestres e 377 doutores

Veja a matéria no site de origem