Ultima atualização em 8 de Janeiro de 2021 às 13:46

UFPA, a melhor do Norte do Brasil (Artigo)

09/10/2013- O LIBERAL - PA - Positiva

8 de Junho de 2020 às 21:30

UFPA, a melhor do Norte do Brasil (Artigo)
Nicias Ribeiro

O jornal Folha de São Paulo fez um levantamento sobre as instituições de ensino superior do Brasil, tanto públicas como privadas em termos de qualidade do ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.
Todos esses indicadores somados totalizam 100 pontos e, no ranking, a Universidade Federal do Pará (UFPA) somou 75,43 pontos, sendo classificada na 26ª posição de um conjunto de 192 instituições listadas.
É claro que, mesmo saindo da lista das 200 melhores do mundo, do Times Higher Education, a Universidade de São Paulo (USP) é a primeira colocada no Ranking Universitário Folha 2013. A seguinda colocada é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A terceira, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A quarta, foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A quinta, foi a Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas. E na 26ª posição está a nossa Universidade Federal do Pará (UFPA), na frente de gigantes como a Mackenzie de São Paulo, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e as Pontifícias Universidades Católicas do Paraná, de Minas e de S. Paulo.
É evidente que a 26ª posição da UFPA, no Ranking Universitário da Folha de S. Paulo de 2013, por certo enche de orgulho a todos os paraenses, até porque, com essa posição, passa a ser avaliada como a melhor instituição de ensino superior, dentre todas as públicas e privadas, de todo o Norte do Brasil e também da Amazônia Legal, uma vez que a Universidade Federal de Mato Grosso está na 37ª posição, a Federal do Maranhão na 57ª, a Federal do Piauí na 69ª e a Federal do Tocantins na 110ª classificação.
É lógico que, a partir desses dados, podemos afirmar, aliás com imenso orgulho, que a nossa UFPA é a melhor instituição de ensino superior do Norte do Brasil e de toda a Amazônia Legal, dentre todas as instituições públicas e privadas dessas regiões, o que, por óbvio, nos leva a parabenizar o reitor Carlos Maneschy, bem como todo corpo docente, discente e administrativo por essa conquista que, como já dito, orgulha a todos os paraenses, especialmente aqueles que, como eu, graduaram-se por essa instituição de ensino superior que, aliás, foi criada em 1957 pelo saudoso presidente Juscelino Kubitschek, o inesquecível JK.
Mas, além da UFPA, é importante registrar que no ranking das 192 instituições de ensino superior, públicas e privadas, listadas pela Folha de São Paulo, constam, também, a Universidade Estadual do Pará, a nossa UEPA, na 127ª posição, na frente da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) que vem na 128ª, além da Unama (Universidade de Amazônia) que ficou na 136ª e da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará) que está na 168ª posição.
Como se pode notar, de todas as instituições de ensino superior privadas, com atividade no Pará, só a Unama consta dessa listagem da Folha de São Paulo, mesmo que na 136ª posição. E as outras? Cadê as instituições de ensino superiores privadas que funciona em Belém, Ananindeua, Castanhal, Santarém e nos outros municípios do Pará? Cadê?! É certo que a UFPA, UEPA, UFRA, Unama e UFOPA, juntas, não têm como atender a demanda, sempre crescente, de um alunado desejoso de ingressar nos mais variados cursos de nível superior, que são ofertados pelas outras
instituições.
Contudo, de que adianta termos essas outras instituições de ensino superior se "elas" não têm compromisso com a qualidade do ensino que oferecem e muito menos com a pesquisa, uma vez que é de fundamental importância que os seus alunos tenham uma formação acadêmica de excelência, em todas as áreas do conhecimento, até porque de nada adianta ter um diploma de nível superior sem o devido conhecimento.
Daí lamentarmos o fato de apenas a Unama figurar, como entidade de ensino superior privada, do Pará, da lista das 192 instituições constante do Ranking Universitário da Folha de S. Paulo de 2013.
É claro que a UEPA, UFRA, Unama e a UFOPA precisam melhorar as suas respectivas performances, para o próximo Ranking Universitário da Folha de 2014. E, do mesmo modo, que as outras instituições de ensino superior do Pará se esforcem para aparecerem pelo menos no finalzinho da lista de 2014.
*Nicias Ribeiro é engenheiro eletrônico e secretário estadual de Energia.

Veja a matéria no site de origem