Ultima atualização em 25 de Julho de 2020 às 23:39

22 de Junho de 2020 às 15:34

Prédios e serras devem alavancar o geoturismo em Santarém

Silvia Vieira, Repórter de O Estado do Tapajós - 15/07/2014

Cachoeira da Rocha Negra, no pé da serra do Piquiatuba, em Santarém. Foto: Santarém em Conexão -

Promovido pela Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA, um minicurso de roteiros turísticos geológicos mostrou a importância do turismo científico bem estruturado e seu impacto ambiental e econômico para os municípios, despertando os servidores da Semtur (Secretaria Municipal de Turismo) para outras janelas de exploração da atividade turística, como o Geoturismo.

“No minicurso ministrado pela professora Kátia Leite Mansur da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nós percebemos que em todos os lugares tem sempre algo científico, cênico e turístico. Ela apresentou exemplos, como a pedra da Gávea, no Rio de Janeiro. Então, percebemos que aqui também há formações rochosas e solos bastante interessantes para estudos que são potenciais para a exploração do Geoturismo. Há muita gente interessada em estudar as estruturas de solos, coloração e vegetação, por exemplo”, destacou Irene Belo, secretária municipal de Meio Ambiente.

A estruturação do destino foi tratada com detalhes que abrangeram desde a fonte de letra a ser utilizada nos painéis até o material mais adequado à região.

“Vimos placas excelentes, outras boas, algumas ruins. Tudo foi importante para adaptarmos o que está dando certo em outros lugares à nossa realidade. Com relação aos lugares, temos uma Serra da Matinha, por exemplo, que sofre pela ação do tempo, mas também pela ação do homem que acelera o processo de destruição. Temos prédios antigos que foram construídos não com tijolos, com o material disponível na época que volta à questão do estudo dos solos, que é uma coisa que já vem sendo feita por alunos do curso de geologia, da UFOPA. Então, temos muitas possibilidades pata transformar geostruturas em atrativos turísticos”, informou Irene Belo.

O minicurso encerrou na tarde da última sexta-feira (11), com palestra proferida pela professora Kátia Leite, no auditório do Campus Tapajós.

Capacitação

Começa hoje (15), às 11h30, no auditório da Infraero, capacitação para os taxistas do aeroporto no idioma Inglês, com palestra de abertura da secretária de Turismo Irene Belo, visando melhorar a qualidade do atendimento turístico em Santarém.

O curso será dinâmico e voltado para o atendimento turístico internacional. O material de estudo foi desenvolvido em parceria com o projeto C3 Caravana, que conta com professores com mais de 10 anos de experiência no ensino de idiomas, também sem custo nenhum para os cofres públicos.

Junto com o certificado de conclusão do curso, a Semtur entregará aos taxistas o selo “Amigo do Turista”, um autoadesivo que será fixado nos carros dos motoristas credenciados no idioma Inglês.

Link: https://www.oestadonet.com.br/noticia/5248/predios-e-serras-devem-alavancar-o-geoturismo-em-santarem/