Ultima atualização em 25 de Julho de 2020 às 23:38

19/07/2014 - G1 Santarém - Positiva

22 de Junho de 2020 às 15:32

Projeto Mapinguari fica em 4º lugar em competição nacional

Projeto beneficia comerciantes da vila balneária de Alter do Chão.
Caso vencesse, time Enactus iria representar o Brasil em evento na China.

Do G1 Santarém

Time reunido com a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro. Equipe disputou com 40 equipes do país (Foto: Divulgação/Enactus Ufopa)

Time reunido com a reitora da Ufopa, Raimunda
Monteiro. Equipe disputou com 40 equipes do país
(Foto: Divulgação/Enactus Ufopa)

O projeto Mapinguari, desenvolvido pelo time Enactus, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), ficou em 4º lugar na classificação geral do Campeonato Enactus Brasil, realizado em São Paulo. O resultado foi divulgado na sexta-feira (18). O grupo ganhou ainda um prêmio de “Projeto que promove ética e integridade”.

O projeto, desenvolvido junto aos vendedores que trabalham em barracas em Alter do Chão, distrito de Santarém, no oeste do Pará, concorreu com projetos de times de mais de 40 universidades brasileiras. O projeto beneficia os comerciantes do distrito santareno com o selo de qualidade Consumo Protegido. O lançamento do selo foi realizado em março deste ano para dar mais credibilidade aos alimentos vendidos pelos donos das barracas de Alter do Chão.

saiba mais

De acordo com a Ufopa, o Time Enactus Ufopa foi criado em abril de 2013, com o objetivo de promover o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável na Amazônia, através de projetos socioeducacionais. Atualmente, além do Mapinguari, a equipe é responsável pelos projetos Nutrilife, Regar Amazonia, Manipirão, Sabão Borari e Regando Saúde. A equipe já conquistou três prêmios nacionais.  Em julho de 2013 em São Paulo, ganhou o prêmio de time revelação do campeonato nacional Enactus Brasil e segundo lugar na liga da mesma competição. Em agosto de 2013, concorrendo com 460 projetos, ficou em segundo lugar no Prêmio Empreendedorismo Sustentável do Banco Santander, trazendo R$ 30 mil para projetos locais.

Selo Consumo Protegido Enactus Ufopa (Foto: Divulgação/Time Enactus Ufopa)

Selo Consumo Protegido Enactus Ufopa
(Foto: Divulgação/Time Enactus Ufopa)

Enactus
O Enactus é uma organização global, sem fins lucrativos, que surge dentro das universidades. Atualmente, está presente em 36 países e é composta por acadêmicos, professores e empresários comprometidos em criar projetos que possuam impactos sociais. São 1.600 times em todo o mundo, 46 no Brasil.

A organização estimula estudantes universitários a buscarem formas de contribuir significativamente com suas comunidades, enquanto podem descobrir seus potenciais para melhorar suas habilidades e tornarem-se líderes.

LInk: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2014/07/projeto-mapinguari-fica-em-4-lugar-em-competicao-nacional.html