Criado em 22 de Junho de 2020 às 16:04

Parceria entre Sepaq e Ufopa produz pesquisas na Estação de Piscicultura de Santarém

23/11/2014 - Rede Pará - Positivo

22 de Junho de 2020 às 16:04

• 23/11/2014 às 10h30

A Estação de Piscicultura Santa Rosa, no município de Santarém, no oeste do Estado, está ajudando estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em trabalhos de pesquisas para trabalhos de conclusão de curso (TCC), monografias, teses de mestrado e dourado. Os alunos dos cursos de Engenharia de Pesca, Engenharia Agrícola e Medicina Veterinária utilizam a Estação de Piscicultura para atividades práticas, coleta de material e análises nos laboratórios.

Entre os trabalhos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos estão o Acompanhamento da Respiração Braquial do Pirarucu; Criação de uma Anestesia à base de óleos vegetais para ser aplicada no pirarucu; Análise dos Recursos Naturais do Igarapé e a qualidade da água e Acompanhamento do Solo dos Viveiros Cultivados. Os estudantes ficam, em média, três meses trabalhando nas pesquisas.

A Ufopa já manifestou interesse em firmar uma parceria com a Estação Santa Rosa para a implantação de um laboratório para produção de alevino de pirarucu, com acompanhamento alimentar, e também para pesquisa sobre aquicultura em água doce.

A Estação de Piscicultura Santa Rosa, mantida pela Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), produz alevinos que são distribuídos para todos os municípios da região oeste, em dois laboratórios de reprodução induzida, com cerca de 50 tanques, de vários tamanhos, onde os peixes são criados. “É um espaço muito importante para que os universitários possam desenvolver suas atividades de pesquisa. Nós também aprendemos com eles”, explica o biólogo Zacarias Marques, da Sepaq. Segundo ele, com o resultado de muitos trabalhos, parte desse conhecimento fica dentro da própria Estação.

Para o titular da Sepaq, André Pontes, essa parceria da Estação Santa Rosa com a Ufopa é importante para o desenvolvimento do setor pesqueiro na região, que é rica em espécies de peixes de água doce. “É gratificante saber que estamos contribuindo para o futuro desses estudantes, pois são eles que vão trabalhar nas atividades de pesca e aqüicultura, estratégica para a economia do Estado”, ressaltou o secretário.

LInk: https://redepara.com.br/Noticia/106965/parceria-entre-sepaq-e-ufopa-produz-pesquisas-na-estacao-de-piscicultura-de-santarem