Criado em 29 de Setembro de 2020 às 16:44

17/4/2015 - G1 Santarém e Região - Positiva

29 de Setembro de 2020 às 16:44

Inscrições para evento sobre PAA e PNAE no Baixo Amazonas iniciam

Colóquio sobre mercados institucionais de alimentos será na Ufopa.
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até 20 de abril.

Do G1 Santarém

O II Colóquio de Desenvolvimento Territorial e Mercados de Alimentos, que será realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, oeste do Pará, nos dias 23 e 24 de abril, está com inscrições abertas.

As inscrições para os minicursos e palestras são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de abril através do site oficial do evento. No dia da programação também serão realizadas inscrições, mas somente para palestras e mesas redondas.

O objetivo da programação é evidenciar o papel dos mercados institucionais no desenvolvimento da região do Baixo Amazonas e da BR-163 através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O evento é promovido pela Ufopa, através do projeto de extensão “Incubadora de Empreendimentos Solidários - IES”, em conjunto com o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet), vinculados ao Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS).

A atividade visa a integrar acadêmicos e docentes da Ufopa, produtores rurais, organizações não-governamentais (ONGs), prefeituras, universidades parceiras e membros da sociedade em geral que tenham interesse na temática.

Dia 23 de abril
Auditório Campus Tapajós
- 8h às 9h - Credenciamento
- 9h - Mesa de abertura (Prof. Me. Luiz Feijão, Reitor da UFPA, Reitora UFOPA, Prof. Drª Izaura Nunes e Prof. Dr. Thiago Almeida Vieira (PROCCE)
- 10h - Palestra de abertura - “Mercados Institucionais e Desenvolvimento Territorial” - Prof. Dr. Armando Lírio (UFPA).
- 14h às16 h – 1ª Mesa - “Experiências sobre a realidade operacional nos mercados institucionais” (PAA e PNAE) - Representantes do STTR - Mojuí dos Campos; Representante da Secretaria Municipal de Educação de Santarém; Representante Secretaria Municipal de Assistência Social de Santarém e Representante da CONAN e do MDA.16h às 16h30 - Coffe break
- 16h30 às 18h30 - 2º Mesa - “A importância da extensão universitária no desenvolvimento territorial” - Prof. Drª Izaura Nunes (NEDET - Ufopa), Prof. Dr. Thiago Almeida (PROCCE), Prof. Me. Luiz Feijão (Incubadora - Ufopa), Prof. Drª Nezilda Culti (UEM) e Prof. Dr. Armando Lírio (UFPA)

Dia 24 de abril
Campus Rondon
#Minicursos: 8 h às 18 h (intervalo para almoço)
1) “Políticas Públicas e Metodologia de Incubação de Empreendimentos Solidários.” - Prof. Dr. Armando Lírio e Prof. Drª. Nezilda Culti;
Local: Sala R3 (manhã) e R2 (Tarde).
2) “PAA e PNAE: institucionalidade e a realidade operacional na prática.” - Arthur de Canini (UEM) e Gheysa Pinto (UEM);
Local: Auditório Wilson Fonseca.
3) "Processo de certificação (Selos) para comercialização de produtos alimentícios." - Prof. Dr. Jesus Souza (UFPA);
Local: Sala H1.

Link:http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/04/inscricoes-para-evento-sobre-paa-e-pnae-no-baixo-amazonas-iniciam.html