Criado em 29 de Setembro de 2020 às 16:56

29 de Setembro de 2020 às 16:56

Ufopa comemora 10 anos em Oriximiná

As instalações do campus da Ufopa em Oriximiná

ORIXIMINÁ – A direção do Campus da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), nesta cidade, realizou audiência pública na Câmara Municipal com o objetivo de comemorar os 10 anos de instalação da unidade no município e aproveitou para apresentar o relatório sintético de atividades desenvolvidas durante o período de 2005 a 2013.
Na ocasião também foi apresentado o perfil do primeiro curso presencial instalado no município: Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Biológicas e Conservação. Outro assunto da pauta foi a apresentação da proposta de novos cursos presenciais de graduação, além da explanação de resultados de pesquisas científicas realizadas por alunos de graduação e pós-graduação no município e projetos desenvolvidos no âmbito das escolas estaduais.
O diretor do Campus de Oriximiná, professor Domingos Diniz, fez um balanço sintético do relatório das atividades desenvolvidas no período de 2005 a 2013 em Oriximiná. O relatório de 23 páginas apresenta dados como, por exemplo, a formação de 12 turmas em oito anos. Em 2009 o campus chegou a atender 900 alunos.
O diretor informou ainda que a universidade deve priorizar cursos presenciais que tenham relação direta com o perfil socioeconômico da região, como é o caso de engenharia química e engenharia de alimentos. “São cursos novos e inovadores que estão em sintonia para trabalhar a floresta em pé. O município de Oriximiná tem 94% do seu território em unidade de conservação e reservas florestais; portanto, por lei nós não podemos derrubar a floresta. O que a Universidade pode fazer é encontrar saídas no sentido de pesquisar a floresta e verificar opções de desenvolvimento sustentável e garantir a permanência, nessas unidades de conservação, das comunidades tradicionais que ali vivem”. (Com informações da Ufopa)

LInk: http://gazetadesantarem.com.br/ufopa-comemora-10-anos-em-oriximina/