Criado em 29 de Setembro de 2020 às 16:50

22/4/2015 - G1 Santarém e Região - Positiva

29 de Setembro de 2020 às 16:50

Ufopa realiza evento sobre Alienação Parental em Santarém

Programação será na sexta-feira, no auditório central do campus Amazônia.
Evento vai abordar implicações psicológicas e jurídicas da alienação parental.

Do G1 Santarém

A Universidade Federal do Oeste Pará (Ufopa), em parceria com a Associação Brasileira Criança Feliz (ABCF), do Rio Grande do Sul, vai realizar o evento “Alienação Parental e suas consequências nos âmbitos social, psicológico e jurídico”, na sexta-feira (24), em Santarém, oeste do Pará.

A programação, que será realizada o auditório central do campus Amazônia da Ufopa, é destinada aos acadêmicos dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia, contudo, estende-se aos demais graduandos e graduados, bem como à comunidade em geral que possua interesse em adquirir conhecimentos sobre o tema a ser discutido.

O evento faz parte da agenda da VI Semana Nacional da Conscientização contra a Alienação Parental, promovida pela ABCF em todo o território nacional e objetiva difundir o tema, para esclarecer a comunidade sobre o que é alienação parental, como acontece e quais são as implicações psicológicas e jurídicas.

As inscrições para o evento estão no valor de R$5 e poderão ser feitas no Laboratório de Ensino do ICS, localizado na sala 212 do campus Amazônia, e na sala 443 do Programa de Ciências Jurídicas, também do campus Amazônia. Os participantes inscritos receberão certificado com carga horária de 4 horas.

Alienação Parental
O dia 25 abril é a data escolhida mundialmente para destacar a luta contra a alienação parental.

O Art. 2o da Lei 12.318/2010 define de forma ampla a alienação parental como “a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este”.

Serviço
Evento sobre “Alienação Parental e suas consequências nos âmbitos social, psicológico e jurídico”
Dia: 24 de abril, sexta-feira
Local: Auditório central do campus Amazônia da Ufopa

Programação:
Credenciamento - 18h
Início – 19h
- Alienação Parental e a Lei 12.318/10 - Ministrada pela Profª. Msc Marlene Escher, advogada, professora da Ufopa e membro do IBDFAM Regional Pará.
- “Falsas” memórias de abuso sexual - Ministrada pela Profª. Arlene Mara Dias, Advogada e Psicóloga, doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB/PA e representante no Pará da ABCF.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/04/ufopa-realiza-evento-sobre-alienacao-parental-em-santarem.html