Ultima atualização em 16 de Outubro de 2020 às 12:37

3/8/2015 - G1 Santarém e Região - Neutra

16 de Outubro de 2020 às 12:37

Em Santarém, Ufopa segue com aulas suspensas por causa da greve

Profissionais rejeitaram proposta de 21,3% dividido em 4 anos.
Calendário de aulas está suspenso desde o dia 2 de julho.

Do G1 Santarém

Greve Ufopa (Foto: Reprodução/TV Tapajós)Concurso público e infraestrutura do prédio estão
entre reivindicações locais
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)

No município de Santarém, as aulas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), seguem suspensas. Os técnicos administrativos e professores da Universidade completam respectivamente 68 e 57 dias em greve nesta segunda-feira (3).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Docentes da Ufopa (Sindufopa), Amadeu Cavalcante, dos cerca de 370 professores, 80% aderiram a greve. O calendário de aulas foi suspenso pelo Conselho Universitário no dia 2 de julho. “A greve é só na sala de aula. A pós-graduação, pesquisa, e outras atividades funcionam. O movimento só decidiu que ia parar o calendário da graduação”.

O representante dos técnicos administrativos, Walter Sousa, não soube informar a quantidade de profissionais da classe que aderiu a greve.

Segundo os profissionais, o governo propôs um reajuste de 21,3% aos servidores federais a partir de 2016, a ser pago em quatro anos, mas a categoria não aceitou. Não há previsão de término da greve.

Reivindicações nacionais e locais
Na pauta geral de reivindicações os profissionais pedem reajuste de 27%, aprimoramento da carreira e aumento de investimentos nas federais. Entre os itens da pauta local de reivindicação estão: transparência na prestação de contas, infraestrutura e obras com consulta pública,  informações sobre a construção dos prédios da instituição,  espaço para atividades culturais,  iluminação pública no entorno da universidade, melhores condições de trabalho e realização de concurso público.

Movimento nacional
A paralisação dos servidores da Ufopa faz parte de um movimento nacional e segue as reivindicações da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Pública do Brasil (Fasubra) e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/08/em-santarem-pofessores-e-tecnicos-da-ufopa-seguem-em-greve.html