Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 25 de Julho de 2020 às 22:54

Nuvem de fumaça chega a Alter do Chão e incomoda moradores

03/12/2015 -G1 --notícias em Santarém e Região - Ufopa sendo citada

7 de Junho de 2020 às 20:43

Nuvem de fumaça chega a Alter do Chão e incomoda moradores
Fumaça é causada pelo período de seca, falta de chuvas e queimadas.
Inversão térmica é responsável pelo armazenamento da nuvem de fumaça.

A vila balneária de Alter do Chão começa a sofrer com as nuvens de fumaça que tem coberto os céus nas manhãs em Santarém, oeste do Pará. O clima seco, a falta de chuva e as queimadas tem contribuído para esse quadro, que além de tirar a beleza da vila, tem causado problemas respiratórios aos moradores. Segundo a meteorologista da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Ana Carla Gomes, uma inversão térmica tem segurado essa nuvem de fumaça sobre a região logo no início da manhã. A especialista também afirmou que enquanto as queimadas continuarem e o período de chuvas não começar, essa nuvem de fumaça continuará sobre a cidade.
Os moradores da vila têm relatado problemas respiratórios por conta da fumaça, além de irritação nos olhos e crises alérgicas. De acordo com o pneumologista Odilton Amaral, esses sintomas são comuns quando há excesso de poluição. Ele destaca que com essa quantidade de fumaça, é como se a pessoa estivesse inalando passivamente a fumaça de um fumante todo o tempo.
A recomendação do médico é que a população se mantenha bem hidratada e que evite contato imediato com a fumaça. Caso os sintomas crônicos continuem, devese procurar atendimento médico de urgência.

 

Link:http://g1.globo.com/pa/santaremregiao/noticia/2015/12/nuvemdefumacachegaalterdochaoeincomodamoradores.html