Criado em 16 de Outubro de 2020 às 14:58

21/12/2015 - G1 Santarém e Região - Positiva

16 de Outubro de 2020 às 14:58

Resultado preliminar diz que praias de Santarém estão com menos resíduos

Informações preliminares foi divulgado ao G1 nesta segunda-feira (21).
Relatório final da análise será divulgado no dia 18 de janeiro de 2016.

Do G1 Santarém

Resultado preliminar foi divulgado ao G1 nesta segunda-feira (21). (Foto: Divulgação/Ufopa)Resultado preliminar foi divulgado ao G1 nesta segunda-feira (21). (Foto: Divulgação/Ufopa)

Pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) continuam coletando amostras de água para trabalhos do Programa Municipal de Monitoramento da Qualidade das Águas. Um resultado preliminar da 2ª análise, que ainda está sendo desenvolvida, foi divulgado ao G1 nesta segunda-feira (21) pela pesquisadora e bióloga Ynglea Goch. Segundo Ynglea, em uma análise a olho nu, foi possível perceber que apesar da diminuição do nível do rio, a praia de Alter do Chão não apresenta materiais flutuantes, lixo e resíduos sólidos.

A coleta de amostras das águas começou no dia 29 de novembro e segue até o dia 27 de dezembro. A proposta é verificar se a água continua própria para banho, lazer e recreação. Esta foi a quarta etapa de coleta feita em Alter do Chão. Os valores microbiológicos serão divulgados após a última etapa. Pesquisadores detectaram ainda um aumento no número de banhistas em relação ao período da cheia, o que pode ter alguma influência ou não na qualidade da água.

Ainda segundoc Ynglea, estão sendo coletadas dezenas de amostras. Após a coleta, a água será submetida a análises laboratoriais. “A coleta está sendo feita em cinco domingos seguidos, nos dias de maior movimentação de banhistas nas praias. Já foram realizadas quatro coletas, inclusive a penúltima foi domingo. Estamos tentando manter o mesmo ponto das anteriores, mas a seca dificulta um pouco. Notamos que a população passou a cuidar melhor das praias”, afirma Ynglea.

Além das praias da vila de Alter do Chão, estão sendo coletadas amostras em outros balneários da cidade, como Ponta de Pedras, Pajuçara, Maracanã. No munícipio de Belterra, estão sendo coletadas amostras das praias de Pindobal e Ponta do Muretá. As análises microbiológicas serão comparadas com as amostras feitas durante o período das cheias na região para determinar a qualidade das águas no período.

O relatório final com os resultados e a conclusão da análise das águas feita pelo Laboratório de Biologia Ambiental será entregue a reitoria da Ufopa e depois encaminhado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) para divulgação a partir do dia 18 de janeiro de 2016.

O estudo é da Ufopa em parceria com a Semma e o Ministério Público Estadual conforme o enquadramento da Resolução 254 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelece os padrões da água para o uso no lazer e recreação. O objetivo do trabalho é manter um controle sobre a manutenção águas do Rio Tapajós.

Coletas em Alter do Chão ocorreram nos meses de abril e maio (Foto: Divulgação/Ufopa)Coletas em Alter do Chão ocorreram nos meses de
abril e maio (Foto: Divulgação/Ufopa)

Primeira análise da água
primeira análise feita com a água da praia de Alter do Chão foi feita no período de 1º de abril a 9 de maio de 2015, pelo Laboratório de Biologia Ambiental da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e solicitada pela Prefeitura de Santarém. A resultado da análise apontou a água próprias para banho e recreação em alguns pontos da vila. (Veja infográfico abaixo)

A coleta e análise da água foram feitas durante a cheia do Rio Tapajós, período em que a movimentação de banhistas é considerada baixa. Os pesquisadores analisaram os seguintes pontos: praia do Amor, praia do Cajueiro, praia do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), orla de Alter do Chão, igarapé do Macaco e o lago Verde.

De acordo com a pesquisa, no que se referem a coliformes fecais, alguns pontos, como o igarapé do Macaco, ilha do Amor e o rio Tapajós tiveram qualidade da água considerada “muito boa”. A orla da vila, praia do Cajueiro e Praia do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) foram avaliadas em condições “satisfatórias”. Os únicos pontos que apresentaram condições "impróprias" foram a escadaria da orla, fim da orla e os fins de linhas de galerias pluviais.

A analise começou a ser feita após um possível surto de hepatite A registrado na vila de Alter do Chão em janeiro de 2015, ocasionado pela água contaminada. Diante disso, o Ministério Público estabeleceu prazos para que as secretarias municipais adotassem providências para prevenir moradores e visitantes da vila e solicitou que a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) e a UFOPA, por meio do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) fizessem a análise da água em alguns pontos da vila.

Infográfico mostra condições de balneabilidade das águas de Alter do Chão (Foto: Andressa Azevedo/G1)

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/12/nova-analise-vai-apontar-qualidade-da-agua-em-praias-de-santarem-pa.html