Criado em 7 de Fevereiro de 2020 às 15:50

g1.globo.com

Processo seletivo da Ufopa supera 11 mil inscritos a 8 dias do fim do prazo

10/01/2015 18h03 - Atualizado em 10/01/2015 18h03
Prazo para inscrições encerra no domingo (18).
São ofertadas 1.191 vagas para 24 cursos.
Ufopa (Foto: (Foto: Arquivo/TV Tapajós))Universidade oferta vagas para processo seletivo regular e diferenciado para indígenas e quilombolas. Modalidades têm prazos diferentes para inscrições (Foto: Arquivo/TV Tapajós)

A pouco mais de uma semana para o fim do prazo para as inscrições no processo seletivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), até a sexta-feira (9), 11.219 candidatos haviam feito o cadastro para concorrer às quase 1.200 vagas, segundo a assessoria de comunicação da universidade. Os interessados podem se inscrever até o próximo domingo (18), de forma gratuita, na página eletrônica da universidade.

No total, são 1.191 vagas ofertadas para 24 cursos de bacharelados e licenciaturas. Para 2015, a instituição ofertará 1.106 vagas para Santarém; 45 vagas para Oriximiná, voltadas para o bacharelado interdisciplinar em Ciências Biológicas e Conservação; e 40 para Óbidos, destinadas para o curso de Pedagogia. Do total de vagas ofertadas, 600 serão destinadas para o sistema de ingresso por cotas sociais e 591 para ampla concorrência.

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2013 e 2014 são o único critério de seleção. A previsão é de que a primeira chamada aconteça até o dia 27 de janeiro de 2015.

Inscrição
O candidato deverá primeiro cadastrar-se no sítio da Ufopa. Depois, ele deverá preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções, ocasião em que deverá, obrigatoriamente, responder ao questionário disponível.

No ato, o candidato também deverá indicar uma opção de curso obrigatório e uma segunda opcional, que deverá estar vinculada ao mesmo instituto. A homologação da inscrição só será realizada após a confirmação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de que o candidato está inscrito nas duas últimas edições do Enem.

Classificação e eliminação
De acordo com o edital, estará automaticamente eliminado do processo o candidato que obtiver nota inferior a 500 na redação, numa escala de 0 a 1.000; ou nota inferior a 400 em uma ou mais áreas, numa escala de 0 a 1.000.

Os candidatos serão classificados por curso de opção, segundo ordem decrescente geral de classificação, até o preenchimento das vagas, conforme distribuição de vagas e turnos por curso. Os candidatos inscritos em primeira opção terão prioridade de preenchimento das vagas. O candidato somente concorrerá ao curso de sua segunda opção caso as vagas para esse curso não tenham sido preenchidas.

Cotas
Foram reservadas 600 vagas para o sistema de ingresso por cotas sociais, sendo 557 vagas para Santarém, 23 vagas para Oriximiná e 20 vagas para Óbidos. Em função das informações prestadas no momento da inscrição, os candidatos cotistas serão distribuídos em quatro grupos:

- Grupo 1: Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, e que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas;
- Grupo 2: Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, e que não se autodeclararem pretos, pardos e indígenas;
- Grupo 3: Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, e que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas;
- Grupo 4: Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, e que não se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

O candidato que desejar concorrer na condição de pessoa com deficiência deverá declarar expressamente, no ato da inscrição, sua opção em participar da seleção para a única vaga destinada ao curso de sua preferência. De acordo com o edital, as vagas destinadas a pessoas com deficiência que não forem preenchidas por falta de candidatos aprovados serão automaticamente extintas e não poderão ser ocupadas por outros candidatos.

Indígenas e quilombolas
Além das vagas para cotistas, a universidade também destinará vagas específicas, por meio de processo seletivo especial regido por outro edital, visando à seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas. Para esses dois processos, as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 20 de janeiro. No total, são 65 vagas para candidatos indígenas e 65 para quilombolas.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/01/processo-seletivo-da-ufopa-supera-11-mil-inscritos-8-dias-do-fim-do-prazo.html