Criado em 15 de Outubro de 2020 às 13:57

21/7/2015 - G1 Santarém e Região - Positiva

15 de Outubro de 2020 às 13:57

Enactus Ufopa de Santarém fica 2º lugar campeonato nacional

Time apresentou os projetos empreendedores voltados para a sociedade.
Grupo ganhou ainda o prêmio de “Ética e integridade”.

Do G1 Santarém

Competição foi realizada em São Paulo  (Foto: Divulgação/Enactus Ufopa)Competição foi realizada em São Paulo nos dias 16 e 17 de julho (Foto: Divulgação/Enactus Ufopa)

O time Enactus, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em Santarém, conquistou o título de vice-campeão no campeonato Enactus Brasil, realizado em São Paulo, nos dias 16 e 17 de julho. Eles apresentaram os projetos Mapinguari (desenvolvido em Alter do Chão), Nutrilife (desenvolvido na Seara) e Manipirão (desenvolvido na comunidade Boa Esperança, no Planalto).

Segundo a presidente do Enactus Ufopa, Suelen Belo, foram apresentados na competição três projetos dos cinco projetos que o time desenvolve na região. "A gente se saiu super bem nesse campeonato porque fomos o primeiro lugar na nossa liga de competição, ganhando vaga para disputar a final do dia seguinte, onde a gente conseguiu o título de vice-campeão nacional Enactus Brasil 2015”.

No primeiro dia, a equipe ficou em 1º lugar na competição entre ligas, o que deu ao time a classificação para disputar a final no dia seguinte. No segundo dia, na final do campeonato, eles disputaram com mais quatro universidades do Brasil e conquistaram o 2º lugar geral. Pelo segundo ano consecutivo, o time ganhou o prêmio de integridade ética, recebendo um cheque no valor de R$ 2 mil reais, que será investido no desenvolvimento dos projetos.

00:00/02:07

Participaram da competição em São Paulo, 24 integrantes do time Enactus Ufopa. Um dos membros do time, Iara Lina, conta que os projetos tem como finalidade dar melhorias na qualidade de vida de pessoas carentes da região. “Aqui existe uma população carente de políticas públicas e enquanto o poder público não faz o que deveria fazer, nós estamos implementando esses projetos para melhorar um pouco a qualidade de vida dessas pessoas”.

O Time Enactus Ufopa foi criado em abril de 2013, com o objetivo de promover o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável na Amazônia, através de projetos socioeducacionais. A equipe já conquistou três prêmios nacionais.

Enactus
O Enactus é uma organização global sem fins lucrativos, que surge dentro das universidades. Atualmente, está presente em 36 países e é composta por acadêmicos, professores e empresários comprometidos em criar projetos que possuam impactos sociais. São 1.600 times em todo o mundo, 46 no Brasil.

A organização estimula estudantes universitários a buscarem formas de contribuir significativamente com suas comunidades, enquanto podem descobrir seus potenciais para melhorar as habilidades e tornarem-se líderes.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/07/enactus-ufopa-de-santarem-fica-2-lugar-campeonato-nacional.html