Ultima atualização em 15 de Outubro de 2020 às 13:51

4/7/2015 - G1 Santarém e Região - Neutra

15 de Outubro de 2020 às 13:51

‘Lanternaço’ em protesto a escuridão e violência é realizado em Santarém

Objetivo foi reivindicar a melhoria da oferta de serviços públicos.
Ato seguiu da Avenida Tapajós até a Ufopa, na noite de sexta-feira (03) .

Do G1 Santarém, com informações da TV Tapajós

Com lanternas nas mãos, um grupo de mulheres realizou uma manifestação pelas ruas de mais escuras de Santarém, oeste do Pará, na noite de sexta-feira (4), em protesto a falta de iluminação pública e a violência contra as mulheres. O lanternaço seguiu da Avenida Tapajós até a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

De acordo com a coordenação do ato, o objetivo é reivindicar a melhoria da oferta de serviços públicos nos espaços urbanos e diminuir a incidência de violência contra as mulheres. “É uma ação de protesto que visa chamar atenção para a insegurança que representam as ruas escuras para as mulheres. Todas as pessoas podem ser vítimas de violência, mas as mulheres além de violência física correm o risco de violência sexual. Nós vemos que essas situações estão cada vez mais comuns. Temos uma das taxas de energias mais caras do país e nossas ruas são mal iluminadas”, afirmou Sara Pereira, coordenadora local do movimento.

As ruas escuras são portas abertas para que a mulher sofra violência sexual na nossa sociedade"

universitária Raiana Dolores

A universitária Raiana Dolores destaca que o medo é frequente em mulheres que precisam se deslocar sozinhas por ruas escuras na cidade. “A partir do momento em que tu começa a ter mais autonomia sobre tuas atividades enquanto mulher, tu percebe que a sociedade te aprisiona porque tu acaba sendo visto como um ser que é atrativo sexual. O simples fato de tu andar na rua escura, ela vai te subordinar a um medo, que é um medo historicamente construído por uma sociedade machista, patriarcal, que nós mulheres estamos submetidas. As ruas escuras são portas abertas para que a mulher sofra violência sexual na nossa sociedade. Estou aqui para lutar por segurança”, enfatizou.

O ato fez parte da campanha Cidades Seguras para as Mulheres, da organização humanitária ActionAid, em parceria com a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE- Amazônia).

Estudo
Segundo a ActionAid, a campanha Cidades Seguras para as Mulheres foi lançada no Brasil em 2014 e globalmente em maio deste ano. Um estudo divulgado pela organização apontou que ao menos 70% das mulheres ouvidas em seis cidades brasileiras já deixaram de sair de casa em determinado horário com receio de sofrer algum tipo de assédio ou violência. Nesse sentido, ações estão sendo realizadas para pressionar os gestores públicos a adotarem medidas para melhorar a oferta dos serviços nas cidades. Lanternaços já aconteceram no Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte. Em novembro de 2014, também foi realizada uma ação no município de Belterra, localizado a aproximadamente 50 quilômetros de Santarém.

Secretaria de Infraestrutura de Santarém
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informou que enviará uma equipe de manutenção para verificar quais pontos necessitam de troca ou implantação de luminárias.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/07/lanternaco-em-protesto-escuridao-e-violencia-e-realizado-em-santarem.html