Criado em 15 de Outubro de 2020 às 13:59
22/7/2015 - G1 Santarém e Região - Neutra
15 de Outubro de 2020 às 13:59
Sem previsão de retorno, servidores da Ufopa completam 56 dias em greve
Entre reivindicações estão reajuste salarial e melhorias para universidade.
Técnicos estão em greve desde 28 de maio e professores desde 8 junho.
Do G1 Santarém
Técnicos administrativos iniciaram greve dia 28 de
maio e professores dia 8 de junho
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Os técnicos administrativos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, oeste do Pará, estão completando 56 dias de greve nesta quarta-feira (22) e de acordo com o comando local de greve ainda não há previsão de retorno às atividades.
A categoria está em greve desde 28 de maio e no dia 8 de junho os professores da instituição aderiram ao movimento. Na pauta geral de reivindicações, a categoria pede reajuste de 27%, aprimoramento da carreira e aumento de investimentos nas federais. Na pauta local de reivindicações, os servidores também cobram melhorias para os prédios da Ufopa.
O representante do comando local de greve, Walter Sousa, garante que o fim da greve depende da proposta do governo. “No dia 20, o governo reuniu com o Fórum Nacional das entidades dos Servidores Federais e reafirmou uma proposta que consideramos insuficiente. O governo está oferecendo 21,3% divididos em quatro anos, mas que só neste ano a inflação é de quase 10%, fora que a gente vem acumulando perdas desde 2012. A nossa greve é vista como legal pela Justiça. Dia 23 vai ter uma mesa de negociação do governo só com os técnicos e cabe ao governo fazer uma negociação que possa atender às nossas reivindicações e estamos só esperando isso para retornar às atividades”, explicou Sousa.
Ato público
Na manhã desta quarta-feira, os servidores da Ufopa se uniram aos funcionários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que também estão em greve, e aos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que estão em indicativo de greve, para realizarem um ato público contra os cortes no orçamento da União por causa do ajuste fiscal, o que, segundo os manifestantes, restringe a prestação de serviços à sociedade.
Com apitos, faixas e cartazes eles percorreram a Avenida Rui Barbosa até o cruzamento com a Avenida Barão do Rio Branco, no centro de Santarém. Durante o ato, as pautas de reivindicações dos servidores públicos foram apresentadas à população.
Movimento nacional
A paralisação dos servidores da Ufopa faz parte de um movimento nacional e segue as reivindicações da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Pública do Brasil (Fasubra) e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).
Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/07/servidores-da-ufopa-completam-56-dias-de-greve-em-santarem.html