Ultima atualização em 25 de Julho de 2020 às 23:27

18/06/2015 - G1 Santarém -PA - Positiva

22 de Junho de 2020 às 17:59

Santarém recebe 52 universitários de nove países até o fim do mês de julho

Estudantes desenvolverão trabalhos voluntários em instituições da cidade.
Santarenos podem ser voluntários para hospedar intercambistas.

Do G1 Santarém

Intercambistas e voluntários da Aiesec Santarém durante apresentação de projetos (Foto: Aiesec Santarém/Divulgação)

Intercambistas e voluntários da Aiesec Santarém
durante apresentação de projetos
(Foto: Aiesec Santarém/Divulgação)

O município de Santarém, no oeste do Pará, deve receber até o fim do mês de julho 52 universitários vindos do México, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Chile, Panamá, China e Holanda. A iniciativa faz parte do Programa Cidadão Global  de intercâmbio social, realizado pela a Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais (Aiesec).

De acordo com a gerente de marketing da Aiesec em Santarém, Raíza Aquino, os estudantes vêm à cidade para desenvolver projetos sociais voltados para educação ambiental, musicalização com crianças, esportes e práticas de conversação em inglês e espanhol. Os projetos são desenvolvidos na Pastoral do Menor, na Escola de Artes Emir Bemerguy, na Creche Reviver e na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

A Aiesec é uma ONG que está presente em mais de 120 países e é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A entidade sem fins lucrativos é gerida por jovens universitários e recém-graduados. A ONG promove eventos e intercâmbios profissionais com o objetivo de estimular o desenvolvimento do potencial de liderança dos membros para que impactem positivamente a sociedade. “No intercâmbio a pessoa irá desenvolver um projeto social em uma ONG num período de 6 a 8 semanas.  A Aiesec Santarém envia e recebe intercambistas e acredita que a pessoa irá desenvolver a liderança e aprender a respeitar a outra pessoa, saindo da sua  zona de conforto, se vendo exposta em outra realidade.  É uma das maneiras que a gente acredita que pode sim chegar a paz mundial que é um dos valores da organização”, destacou Raíza.

Até a quarta-feira (17), o município já havia recebido 15 intercambistas. Um dos estudantes que já está na cidade é Robyn Stewart. Ela nasceu na Inglaterra, mas atualmente mora no Canadá, onde cursa Biociências Ambientais na Queen’s University, em Ontario.  Chegou à cidade no dia 5 de junho e ficará até fim do mês de julho. Robyn desenvolve um trabalho voluntário voltado para educação ambiental na Pastoral do Menor. O projeto consiste em orientar as crianças quanto a preservação do meio ambiente, e reciclagem de materiais, por meio de aulas sobre geografia e ciências ambientais.

Universitária Dandara Aguiar e a intercambista Robyn Stewart (Foto: Arquivo Pessoal/Dandara Aguiar)Universitária Dandara Aguiar e a intercambista Robyn
Stewart (Foto: Arquivo Pessoal/Dandara Aguiar)

A estudante Robyn está hospedada na casa da cantora e também universitária Dandara Aguiar, que se inscreveu no programa “Hospede um intercambista”, com a intenção de também poder trocar conhecimentos. “Eu queria fazer o intercâmbio pela Aiesec, mas ainda não tenho grana suficiente pra isso. Então aceitei ser host [hospedeiro], e decidi hospedar a Robyn. Está sendo uma das melhores experiências da minha vida. Ela tem me ensinado muito a respeito da cultura dela,  além do inglês que estou tendo que falar todos os dias. Sinto que tem melhorado a cada dia”, conta Dandara.

O estudante Brandon Delgado que recebe um intercambistas dos Estados Unidos, também aproveita a experiência para aprimorar o inglês e aprender mais sobre outra cultura. “Está sendo muito legal saber que estou fazendo parte de um movimento aqui de Santarém, que pode mudar pessoas e que tenta transformar vidas, e saber que estou podendo contribuir um pouquinho e hospedar um intercambista é muito legal”, disse.

Como hospedar um intercambistas?
A família interessada deve se inscrever no site da Instituição.  Após o cadastro, os membros da Aiesec entrarão em contato para marcar uma entrevista pessoal, e em seguida farão a seleção das famílias aptas. Depois da escolha, a casa selecionada passará por vistoria para verificação das condições. O intercambista é escolhido de acordo com o perfil de cada família. São avaliados critérios como proximidade entre a casa e o trabalho, entre outros.

A finalidade é possibilitar a troca de conhecimentos, de cultura e contribuir para a construção de novos laços de amizade, sem que os santarenos saiam de casa.

Serviço
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (93) - 9.916 1032. A Aiesec funciona no campus Amazônia da Ufopa, localizada na Avenida Mendonça Furtado, bairro Fátima.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/06/santarem-recebe-52-universitarios-de-nove-paises-ate-o-fim-do-mes-de-julho.html