Criado em 2 de Outubro de 2020 às 14:37

01/05/15G1 - Santarém e Região - Positiva

2 de Outubro de 2020 às 14:37

Encontro de Biociências será realizado em Santarém

Evento será nos dias 5 e 6 de maio, na Ufopa, campus Tapajós.
Inscrição é gratuita e pode ser feita por e-mail até dia 4 de maio.

Do G1 Santarém

O I Encontro de Educação em Ciência e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está com inscrições abertas. O evento será realizado na terça-feira (5) e na quarta-feira (6), no auditório do campus Tapajós, em Santarém, oeste do Pará.

Com o tema “A formação de Pesquisadores para a Amazônia através da Inserção da Iniciação Científica no Ensino Médio”, o evento é promovido pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Biociências, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit).

De acordo com a organização, podem participar da programação estudantes de graduação, em especial os da área de Educação, Farmácia, Ciências Biológicas, Bioquímica, Biotecnologia e áreas da saúde, bolsistas Pibic-EM da Ufopa, além de professores e alunos do Ensino Médio de escolas públicas.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mail eventobiociencias2015@yahoo.com.br até segunda-feira (4). O interessado em participar deve enviar o nome completo, telefone, e-mail de contato, curso ou escola em que estuda e informar se deseja participar de minicurso ou oficina. Na terça-feira, os interessados deverão inscrever-se a partir das 14h no local do evento.

A programação conta com palestras, minicurso e oficina, além de apresentação de pôsteres de alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (Pibic-EM). Ao final do evento, o melhor trabalho será premiado.

Serviço
Local: Auditório do campus Tapajós da Ufopa, localizado na Rua Vera Paz, s/n, bairro Salé, em Santarém.
Data: 5 e 6 de maio de 2015.
- Dia 5 de abril
•14h30 às 16h – Credenciamento.
•16h às 16h30 – Sessão de abertura.
•16h30 às 17h30 – Palestra: “Origem, objetivos e metodologia utilizada no Programa de Ação Interdisciplinar (PAI)”.
Palestrante: Prof. Siany Liberal – Ufopa/ Campus Oriximiná (à confirmar).
•17h30 às 17h45: Palavras de encerramento do dia.

- Dia 6 de abril
•8h15 às 10h15 – Minicurso: Elaboração de projetos científicos para o Ensino Médio.
Público alvo: Professores das escolas públicas vinculadas ao PIBIC/EM do Programa Biociências e acadêmicos de licenciaturas.
Ministrante: Prof. Dr. Domingos Luíz W.P. Diniz; Ufopa – campus Oriximiná.
•8h15 às 10h15 – Oficina: Técnicas em experimentação animal: manuseio e vias de administração.
Público alvo: Alunos do Ensino Médio das escolas convidadas.
Ministrantes: Éden Bruno e Nazaré Carneiro - acadêmicos do curso de Farmácia - ISCO/UFOPA.
•10h30 às 11h30m – Sessão de apresentação e avaliação dos banners.
•14h às 14h50 – Palestra:Introdução ao pensamento científico: “Relação entre Ciência e a Tecnologia”.
Palestrante: Profº Dr. Rodrigo L.F. da Silva - UEPA; Doutor em Doenças Tropicais.
•15h às 15h50
Palestra: Ética em Experimentação Animal
Palestrante: Prof Dr. Antonio Humberto Minervino Hamad; Presidente do Comitê de Ética Animal da
Ufopa.
•16h às 16h50 – Palestra: Uso de Recursos Naturais da Amazônia com Potencial Terapêutico.
Palestrante: Prof. Dr. Leopoldo C. Baratto; Instituto de Saúde Coletiva – ISCO/UFOPA; Lab. de Farmacognosia e Fitoquímica.
•17h - Premiação do melhor trabalho PIBIC-EM; Agradecimentos; Sessão de encerramento.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/05/encontro-de-biociencias-sera-realizado-em-santarem.html